O novo longa-metragem do Sonic é um daqueles filmes que ninguém pediu para que fosse feito. Este tiro, entretanto, acabou saindo pela culatra com o lançamento do primeiro trailer na última semana. Nosso emblemático ouriço estaria quase irreconhecível, se não fossem os pelos azuis e o par de tênis vermelho. O diretor aceitou as críticas e os memes no Twitter, anunciando que o design do personagem seria alterado.
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Isso acontece com frequência na indústria automotiva. Alguns modelos novos chegam ao mercado e todos arqueam as sobrancelhas ao seu design polêmico. As fabricantes precisam de uma movimentação rápida para consertar as coisas e salvar as vendas, pelo menos até o fim de seu ciclo de vida, mas nem todas são bem sucedidas. Relembre 5 carros feios que sofreram do mesmo estigma do novo filme do Sonic.
1 - Fiat Marea
O Marea foi lançado no Brasil em 1998 para substituir o Tempra. O carro chegou com status de estrela nacional e uma versão turbinada que brincava com o imaginário dos jovens. Sua traseira, entretanto, não era um de seus maiores atrativos, e parecia muito deslocada do resto do desenho do sedã.
Quando o modelo foi descontinuado na Europa em meados de 2003, a Fiat optou por reestilizá-lo no Brasil para dar uma sobrevida e fôlego às vendas. A polêmica lanterna traseira finalmente foi substituída pelo mesmo arranjo do Lancia Lybra europeu. O Marea durou até 2005, quando a Fiat já se preparava para a chegada do Linea.
2 - Chevrolet Agile
O hatch compacto nunca foi exemplar nas vendas. Podemos dizer que ele sofreu bastante com o portfólio da GM no início da década, que também contava com Celta, Onix, Sonic e Cruze. O design também não era o seu forte, com desenho dianteiro um tanto quanto desproporcional.
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Os faróis eram muito grandes, abusando de ângulos retos. A intenção era dar uma “cara” mais agressiva ao Agile
, que definitivamente não sobreviveu à canibalização dos irmãos. Mesmo com uma reestilização para melhorar o design, GM tirou o modelo de linha em setembro de 2014. Ele continuou sendo vendido na Argentina, deixando de ser produzido dois anos depois.
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3 - Renault Logan
Tal como a Paramount Pictures com o ouriço dos videogames, a Renault também precisou providenciar alguns retoques no desenho do sedã Logan. Quando o modelo nasceu em 2005, ainda como um projeto da Dacia, era difícil descrever o que o deixava mais feio.
Quando a Renault trouxe o projeto para mercados emergentes, optaram por substituir a grade frontal e o para-choque com o detalhe preto. De fato, o modelo ficou um pouco mais harmonioso, mas ainda não dava para chamar de “bonito”. Isso aconteceu apenas em 2014, com o lançamento da nova geração. Até hoje, é um dos sedãs compactos mais charmosos do mercado.
4 - Ford Taurus
Quando a terceira geração do Ford Taurus chegou ao Brasil, em meados da década de 90, o público torceu o nariz para o design. Os lustres dianteiros foram partidos em circunferências, em uma tentativa de deixar o sedã de luxo ainda mais sofisticado e chamativo. Por conta da rejeição e da baixa nas vendas, a terceira geração do Taurus acabou tendo uma vida curta no mundo todo.
Por mais que as lanternas traseiras fossem harmoniosas e propusessem um design diferenciado que caiu muito bem, o formato redondo do vidro acabou quebrando a elegância do design. Na quarta geração, lançada em 2000, a Ford desistiu de linhas redondas e adotou um design bem mais convencional no Taurus.
5 - Toyota Etios Cross
Quando a Toyota lançou o Etios em 2012, o desenho foi muito criticado por apostar em linhas quadradas. Por mais que o subcompacto tivesse um conjunto mecânico robusto, isso acabou afastando potenciais clientes. Pouco tempo depois, surgiu a versão Cross.
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A versão aventureira acrescentou um acabamento plástico de formato trapezoidal à grade dianteira. Aliado ao parachoque pintado de preto e o anteparo da parte inferior, acabou se tornando um dos carros feios mais curiosos do Brasil. No início do ano passado, enquanto ainda se preparava para o lançamento do Yaris, a Toyota parou de produzir o Etios Cross. O modelo dificilmente terá um substituto, uma vez que suas vendas poderiam canibalizar com o novo hatch.