Um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 recebeu sua bandeirada final na noite de ontem, em Viena (Áustria). Aos 70 anos, Niki Lauda não resistiu às complicações de seu estado de saúde. Ainda em 2018, o ex-piloto passou por um transplante de pulmão, ficando mais de dois meses internado. Depois das festas de fim de ano, voltou a ficar mais alguns dias no hospital por conta de uma forte febre.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que pertenceram ao heptacampeão Michael Schumacher

Antes de tudo, Niki Lauda é um sobrevivente. O tricampeão quase perdeu a vida em 1976, quando ficou preso nas ferragens de seu carro após uma forte colisão em Nürburgring (Alemanha). Contrariando o veredito de todos os médicos, voltou a correr no mesmo ano no Grande Prêmio do Japão, e só daria seu último suspiro 43 anos depois.

Além da participação em diversos projetos automotivos, Lauda também era um grande fã de aeronáutica, fundando sua própria companhia em 1979. Como um tributo ao lendário piloto austríaco, a reportagem do iG enumera cinco carros que Niki Lauda dirigia em sua vida pessoal. Acompanhe a lista!

1 - Mini Cooper

Lauda começou sua carreira com um Mini Cooper, nas corridas nacionais da Áustria. Em seguida, adquiriu um Porsche 911
Divulgação
Lauda começou sua carreira com um Mini Cooper, nas corridas nacionais da Áustria. Em seguida, adquiriu um Porsche 911

Lauda foi um jovem que não gostava de estudar, e vinha de família abastada. Durante a infância, aprendeu a dirigir no BMW de seu tio no jardim de casa. Aos 14, já era proprietário de um Fusca e, quatro anos depois, deixou a escola para se dedicar ao automobilismo. Niki foi ao banco e pediu empréstimo para comprar um Mini Cooper .

Em 1968, começou a disputar suas primeiras corridas oficiais com o carismático compacto britânico. Seu primeiro desafio foi a subida na cidade de Linz, na Áustria, onde conquistou a medalha de prata. Não existem registros claros sobre as características de seu Mini. No ano seguinte, Lauda se endividou para comprar um Porsche 911.

2 - Peugeot 504

Na realidade, o Peugeot 504 pertenceu à sua mulher. Modelo protagonizou cena cômica de
Divulgação
Na realidade, o Peugeot 504 pertenceu à sua mulher. Modelo protagonizou cena cômica de "Rush"

Quando o filme Rush (2013) chegou aos cinemas, Lauda desferiu: “gostaria que Hunt estivesse aqui para assistir”. Apesar de ser uma adaptação e contar com muitas licenças poéticas, as pessoas envolvidas na situação destacaram a fidelidade do filme ao retratar a rivalidade entre os pilotos da Ferrari e McLaren. Em uma das cenas cômicas, sua mulher Marlene Knaus dirige um Peugeot 504.

Ainda que estivesse no banco do passageiro, Lauda comenta sobre as falhas de dirigibilidade do modelo francês. “Quando você freia, seu pé desce muito. A suspensão traseira está muito rígida e os pneus dianteiros um pouco murchos. Por isso o carro trepida tanto”. Eis que Marlene questiona Niki sobre seus métodos de avaliação: “Como você sente tudo isso?”. “Pelo traseiro”, responde o piloto. Confira a cena acima, e não deixe de assistir “Rush”.

Você viu?

3 - Land Rover Defender

Além de um Mercedes-Benz Classe G, Lauda também tinha um Land Rover Defender na Espanha
Divulgação
Além de um Mercedes-Benz Classe G, Lauda também tinha um Land Rover Defender na Espanha

Niki Lauda sempre foi uma personalidade reservada e raramente abria as portas de sua casa para a imprensa. Em meados de 2017, o piloto recebeu a equipe da revista alemã Auto Motor und Sport para um pequeno tour por sua coleção pessoal de automóveis e aviões. Entre seus principais veículos na Áustria, destacou um Mercedes-AMG GT S e o jipe Classe G.

LEIA MAIS: Veja 5 jogadores que curtem automóveis clássicos

Parece que o piloto realmente tem um pé no off-road, uma vez que também revelou à publicação que tem um Land Rover Defender na sua garagem, em Ibiza (Espanha). O modelo foi produzido entre 1983 e 2016, utilizando exatamente a mesma base, mas Niki não deu mais detalhes sobre o veículo. Em 2018, a Land Rover ressuscitou o jipe com motor V8, de 405 cv e câmbio automático de 8 marchas. Sua nova geração está para sair do forno, já confirmada para o Brasil.

4 - Ferrari 458 Niki Lauda Edition

Ferrari 458 Lauda Edition é um tributo ao piloto austríaco, com elementos estéticos dos anos 70
Divulgação
Ferrari 458 Lauda Edition é um tributo ao piloto austríaco, com elementos estéticos dos anos 70

A relação de Lauda com suas fabricantes sempre foi muito tumultuada. Em 2015, o ex-piloto deu uma entrevista ao jornal El País, onde desferiu críticas pesadas aos novos carros de suas antigas equipes. “ Ferrari e McLaren têm o mesmo motor que o nosso (carro da Mercedes) e são uma m….”. Posteriormente, Lauda viria a pedir desculpas para a equipe e os fãs da marca italiana.

Um ano depois, a Ferrari lançou uma versão comemorativa da 458, em homenagem ao tricampeão. O modelo foi personalizado para garantir referências estéticas ao lendário carro de corrida que Lauda pilotou em meados da década de 70. Teto branco com faixas nas cores da bandeira da Itália e rodas de liga-leve douradas são algumas delas.

5 - Mercedes-Benz 500E

Com veneno da Porsche, o Mercedes-Benz 500E também marcou presença na garagem de Niki Lauda
Divulgação
Com veneno da Porsche, o Mercedes-Benz 500E também marcou presença na garagem de Niki Lauda

O emblemático Mercedes-Benz E500 tem muitos fãs ao redor do mundo. Entre seus proprietários mais notáveis, podemos destacar o heptacampeão Michael Schumacher, o ator Rowan Atkinson (que interpretou Mr.Bean) e o próprio Niki Lauda.

LEIA MAIS: Relembre 10 carros clássicos que foram esquecidos em garagens

Vale lembrar que no começo dos anos 90, a AMG era apenas uma companhia independente que preparava veículos da marca alemã. Portanto, a Mercedes-Benz ainda cuidava de seus próprios esportivos. Com a forte crise que afetava a Porsche, acabou rolando uma parceria entre as duas fabricantes de Stuttgart (Alemanha). Em 1991, foi apresentado o E500, produzido em Zuffenhausen e com veneno de 911. Claro que um piloto como Niki Lauda ficaria interessado na máquina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!