A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a Renault confirmaram por meio de comunicados para a imprensa que estão estudando um acordo para a formação de uma nova empresa, que terá metade das ações nas mãos de cada um dos grupos industriais.
Você viu?
LEIA MAIS: FCA anuncia 15 lançamentos no Brasil até 2024. E investirá R$ 8,5 bilhões em MG
Caso se concretize, a união entre FCA e Renault irá criar o 3º maior grupo de montadoras do mundo, com uma produção conjunta de 8,7 milhoes de veículos. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias, assim como o compartilhamento de plataformas e conjuntos mecânicos.
De acordo com a FCA, a proposta de fusão não inclui o fechamento de nenhuma planta industrial. A ideia é da Fiat Chrysler é aproveitar a forte presença da Renault na Europa, África e Oriente Médio, enquanto os franceses poderão se beneficiar da força da FCA nas Américas.
LEIA MAIS: FCA recusa proposta de fusão com a PSA
Atualmente, o portfólio do Grupo Renault inclui cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e Lada). A empresa francesa ainda forma uma aliança com as japonesas Nissan e Mitsubishi. Já a FCA reúne nove marcas de carro (Alfa Romeo, Abarth, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati e RAM).