Motor Show


Carro autônomo ainda vai levar um bom tempo para se tornar comum no trânsito das grandes cidades do mundo
Divulgação
Carro autônomo ainda vai levar um bom tempo para se tornar comum no trânsito das grandes cidades do mundo



Um carro autônomo “enxerga” caixas. Paralelepípedos verticais e horizontais, azuis, verdes ou amarelos. Para ele são pedestres, carros, obstáculos da cidade. Já as ruas, faixas, semáforos, placas e calçadas são linhas coloridas. É a representação gráfica do ambiente que nós, humanos, construímos, alimentando o “cérebro” do carro com imagens do mundo real que o ajudam a construir seu mundo virtual, dando-lhe as ferramentas para interpretá-lo.

LEIA MAIS: Confira 5 coisas que carro autônomo fará por você no futuro

Essa capacidade determinará se os carros autônomos se tornarão parte do cotidiano. Quanto mais sofisticada a representação, mais poderão circular no trânsito urbano. Pois uma coisa é rodar em rodovias, outra é enfrentar cruzamentos com carros, motos e pedestres, ou rotatórias com várias saídas.

E, pior, convivendo com veículos guiados por humanos imprevisíveis . É o próximo passo na inteligência artificial sobre rodas. Como os carros autônomos vão lidar com tais situações? Quanto poderemos confiar neles?

ESCOLA PARA AUTÔNOMOS

O método de ensino na escola de veículos autônomos é o chamado deep learning (“aprendizado profundo”). Os alunos não são de carne e osso, mas robôs sobre rodas. Ainda crianças, têm conhecimento limitado. Mas aprendem rápido e nunca esquecem. O deep learning se baseia em redes neurais artificiais que imitam o sistema neurológico – um conjunto de cálculos na linguagem binária.

Isso permite aplicar lógicas probabilísticas em situações dinâmicas, explica Marco Pavone, o diretor do Laboratório de Sistemas Autônomos da Universidade de Stanford, Califórnia. “Suponha que um pedestre esteja prestes a atravessar a rua: os sistemas preditivos simples seguem o pressuposto de que continuará na mesma direção e velocidade. Mas as ações humanas variam, e as redes neurais permitem modelos mais aderentes ao comportamento humano”.

Assim, o treinamento dos carros-robô envolve três etapas. Pavone as resume: “A compreensão do ambiente, a previsão de como evoluirá e as decisões que a máquina deve tomar”. A primeira fase consiste em acumular filmes e fotos, que formam no “cérebro” do carro uma “biblioteca” de objetos, situações e comportamentos.

IMPLANTE DE MEMÓRIA

Você pode evocar o filme “Blade Runner”, mas o que os pesquisadores fazem, longe da manipulação de mentes pela Tyrell Corporation, está mais próximo do que fazem os pais ao mostrar à criança uma imagem e a ensinar a associar uma palavra. Alberto Broggi, professor na Universidade de Parma e diretor do VisLab, explica: “Ensinamos a máquina a criar uma representação tridimensional da realidade, que parte da identificação genérica de obstáculos para, em seguida, catalogá-los e identificá-los.

Vamos mostrar ao ‘robô’ um milhão de imagens de pedestres, com roupas diferentes, um com guarda-chuvas, outro com mochila, etc. Para cada imagem dizemos: é um pedestre. A máquina aprende com a experiência: quando vir um pedestre que nunca viu, o reconhecerá como tal.”

LEIA MAIS: O processo de automação dos carros nasceu há 80 anos, e parece não ter limites

Para esse ensino, é necessária uma coleção enorme de imagens de trânsito . A Mercedes, no programa Intelligent World Drive, rodou pelo mundo com um Classe S semiautônomo para filmar e fotografar situações reais de trânsito, da China aos EUA, da Índia à Austrália, gravando diferentes hábitos, práticas e leis de tráfego.

“Não importa só a quantidade de dados, mas a qualidade: buscamos situações extremas e cenários complexos. Queremos treinar os auto-robôs para prever o imprevisível”, explica Michael Hafner, chefe de desenvolvimento de condução autônoma da Mercedes-Benz.

Você viu?

Tudo que o carro “vê” é imediatamente transformado em linhas e retângulos e classificado para o veículo compreender o ambiente que o cerca

Esses dados são todos processados manualmente: técnicos examinam as imagens e classificam os objetos. Aí tudo isso é carregado no cérebro do carro-robô. Ele “sobrepõe” esse conhecimento adquirido às imagens que “vê” quando circula com câmeras, radar e Lidar (sensor a laser). Na Vislab, como fez Elon Musk , apostam nas câmeras (integradas ao radar) e renunciam ao Lidar.

“Temos quatro câmeras para perto e oito de longo alcance, 150 metros, ambas estéreo – como dois olhos, que dão a percepção de profundidade. As imagens são registradas em alta definição – oito megapixels, 4k, 30fps (quadros por segundo), com mais informação do que pode dar um Lidar mais caro e delicado”, diz Broggi.

HUMANOS COMPLICADOS

A compreensão do ambiente avançou muito nos últimos anos. “Superou as expectativas”, exulta Hafner. O mais difícil vem agora. “Precisamos ensinar os auto-robôs a entender e prever os humanos”. Como? Expondo-os repetidamente a interações com humanos e explicando, como ensinamos a reconhecer pedestres e outros carros. “O método funciona em situações simples, como rotatórias”, explica Broggi. “Numa abordagem conservadora, o carro desacelera até parar, depois entra quando está livre.

Mas em uma típica rotatória italiana [ou brasileira], o risco é nunca passar. Estamos o treinando para quando vir um espaço entre dois carros tentar entrar – um comportamento mais próximo do visto em um motorista humano”. Pavone acrescenta: “Temos que achar um equilíbrio entre segurança e eficiência”.

LEIA MAIS: Veja 5 tecnologias que vão mudar o futuro dos carros

Não é questão apenas de algoritmos, mas também de capacidade de processamento. “Reconstruir graficamente o ambiente, para o carro ter a consciência sobre o que o rodeia, requer melhorias no processamento”, diz Mikols Kiss, da divisão de pré-desenvolvimento de autônomos da Audi. E acrescenta: “Felizmente há melhora contínua no poder de computação.

Uma centralina zFas do novo A8 tem mais capacidade que todo o sistema anterior. Monitora câmeras, sensores e radares e integra tudo em uma imagem 360o”. Hafner, da Mercedes , acrescenta: “Nas últimas décadas o poder de cálculo duplicou a cada dois anos. Há enorme potencial para o futuro”.

Acima, o conceito Audi Aicon, de 2017. À direita, o conceito EZ-Go, que antecipa o serviço de robô-táxi que, nos planos da Renault, começa em 2022. A corrida para esse mercado está a toda, com a Waymo na pole-position (a direita, o Chrysler Pacifica de testes). Em pequena escala, o BMW Vision Next 100 prevê o iNext, seu primeiro autônomo, para 2021 (à esquerda)

Por isso, apesar da prudência dos cientistas – segundo Broggi e Pavone, ainda podemos levar décadas para ter carros autônomos à prova de erros –, os fabricantes continuam otimistas. “Até 2021 teremos carros nível 4/5”, dizem na Mercedes (leia sobre os níveis de autonomia a seguir). “Nosso robô-táxi chega em 2022”, respondem na Renault.

Nessa corrida também está a Waymo , divisão do Google – e à frente de todos. Segundo o banco UBS, até 2030 ela terá 60% dos carros públicos autônomos (de um mercado de 26 milhões de veículos e US$ 2,8 trilhões). Que terão se tornado mais “inteligentes”. Nesse ponto, depois de treinar as máquinas a agir mais como homens, talvez os homens tenham de ter sido treinados a conviver mais com robôs. Dentro e fora dos carros.


No trânsito

A bordo do robô

O Lincoln MKZ cheio de câmeras e radares do Vislab, em Parma, Itália se aproxima da faixa para pedestres e desacelera para permitir a passagem de uma pessoa. Mais adiante, uma rotatória com dois veículos passando. O piloto em carne e osso no banco do motorista está ali só para intervir em caso de emergência.

Na tela do computador do técnico ao nosso lado, vemos o que o Lincoln vê: na frente do carro um retângulo vermelho avisa para parar; quando a rotatória fica livre, muda para verde e o carro anda. Aparece outro carro rápido, o Lincoln freia. Impacto evitado, sem o humano mexer um dedo. Fim do passeio. A condução tem a abordagem ultra-prudente – e isso precisa mudar para conviver com os humanos.


Seis níveis de autonomia

lhando os configuradores nos sites dos fabricantes, a coisa às vezes fica bastante complicada. Os crescentes recursos de assistência ao motorista não são classificados uniformemente. Cada marca escolhe o nome comercial que prefere. No fim, nem sempre sabemos o que exatamente o carro pode fazer com esses dispositivos.

A tentação de usar nomes cativantes é grande, mas sempre é bom lembrar que os consumidores não são tão cuidadosos para ler notas explicativas nos manuais sobre possibilidades e limites.

LEIA MAIS: Veículo autônomo promete entregar as compras na casa do cliente

Um caso famoso é o da Tesla, que chamou de Autopilot a combinação de ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e assistente de manutenção em faixa. Certamente é uma boa ajuda para dirigir, mas está longe de ser “autopilot” – que acaba induzindo a esquecer a estrada e fazer outra coisa. Uma classificação independente é necessária, para dizer exatamente o que o carro é capaz de fazer e o que cabe ao motorista fazer.

Ela foi feita pela SAE, a associação americana de engenheiros automotivos, que preparou uma tabela com seis níveis – de zero (sem sistemas de auxílio) a cinco (sem volante). Nos primeiros três níveis dos carros autônomos , o motorista tem que controlar a situação, mesmo que o carro o livre de esterçar e acelerar; nos subsequentes, quem está atrás do volante pode fazer outras coisas (em certas áreas e sob certas condições).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!