Tamanho do texto

Com base nas versões já existentes, ambos trazem detalhes exclusivos para distinguir a versão. Além disso, veja a nova geração do EcoSport

Ford Ka EcoSport
Divulgação
Ford Ka e EcoSport Edição Limitada celebram 100 anos da marca no Brasil com detalhes exclusivos

O Ford Ka e o EcoSport acabam de receber uma série especial para comemorar os 100 anos da marca no Brasil. Já presentes no site oficial, a edição limitada traz teto pintado de preto, emblema da versão bordado nos encostos de cabeça, rodas de liga leve (15” no Ka e 16” no EcoSport) com acabamento escurecido, grade dianteira e capa dos retrovisores em preto, e o mesmo motor 1.5 e câmbio automático de 6 marchas para ambos. O Ka Edição Limitada sai por R$ 65.990 e o EcoSport Edição Limitada R$ 89.990.

LEIA MAIS: Ford EcoSport surgirá totalmente renovado e mais moderno em 2020

Mesmo que sejam equipados com o mesmo motor, o Ford Ka conta com 136 cv e 16,1 kgfm (etanol), o Ford EcoSport tem um cv a mais: 137 cv, com a mesma quantidade de torque. Entre outros equipamentos, o hatch vem com ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, central multimídia Sync 2.5 com tela de 7 polegadas sensível ao toque, faróis de neblina, ISOFIX, piloto automático, retrovisores laterais com ajuste elétrico, volante multifuncional com ajuste de altura, travas e vidros elétricos.

Já o SUV, além de tudo o que foi descrito para o Ka Edição Limitada , adiciona controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis com lâmpadas de xenônio, DRL e sistema anticapotamento. Mas, não vem com assistente de ponto cego e de tráfego cruzado, sensores e câmera de ré, assistente de partida em rampas e monitoramento de pressão dos pneus, presentes na versão de topo Titanium.

Nova geração

Ford EcoSport
Reprodução/FordCarblog
Nova geração do Ford EcoSport roda disfarçado antes da apresentação oficial, no ano que vem

A nova geração do Ford EcoSport terá tudo novo. O carro passará a adotar a mesma linha adotada pelos rivais VW T-Cross e Citroën C4 Cactus, ambos com uma área frontal menor, aproximando-se do estilo de um crossover, com mais apelo esportivo. As imagens do site americano FordCarblog mostram que novo modelo será bem diferente do atual.

LEIA MAIS: Ford EcoSport Titanium: como anda o modelo 1.5 com pneus "run flat"?

Na Europa, o mais provável é que o carro seja mostrado em 2020. No mercado americano, porém, se chegar a ser aprovado, o carro chegará apenas no ano seguinte, como modelo 2022. No Brasil, espera-se que o novo Ford EcoSport seja apresentado apenas no final do ano que vem, durante o Salão do Automóvel, no São Paulo Expo.

Ford EcoSport
Reprodução/FordCarblog
Traseira terá mais apelo esportivo e não terá estepe acoplado em nenhuma versão

Apesar dos disfarces, as imagens revelam que o novo modelo terá alta linha de cintura, perderá o estepe na traseira em todas as versões e ficará mais parecido com um hatch médio com certo apelo aventureiro. Na frente, a grade do radiador está entre os destaques, bem como os faróis que dão ideia de terem saído de um esportivo. Na traseira, as lanternas em posição elevada e o vidro traseiro estreito.

De qualquer forma, por dentro, haverá mais espaço para cinco ocupantes e suas respectivas bagagens, além de uma dose de sofisticação extra. Entretanto, o sistema multimídia será apenas uma versão aperfeiçoada do SYNC 3 utilizado atualmente pela Ford, com tela sensível ao toque e compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play.

LEIA MAIS: Saiba detalhes sobre o lançamento do Ford Ecosport, primeiro SUV de sucesso

Ford EcoSport
Reprodução/FordCarblog
Novidade será a maior mudança que virá da montadora nos próximos anos

Quanto aos novos ajustes, ainda conforme o FordCarblog, o novo crossover deverá se destacar a suspensão com maior capacidade de absorver as irregularidades do piso sem prejudicar a estabilidade para condizer com o maior apelo esportivo do carro. Amortecedores hidráulicos e sistema multibraço na traseira deverão fazer parte do conjunto.

Na parte mecânica, pelo menos nas versões que serão vendidas na Europa, o novo Ford EcoSport deverá contar com motor 1.5, a diesel, com cerca de 120 cv e 1.0 EcoBoost, que chegou a ser vendido no Fiesta feito no Brasil, capaz de render 125 cv, com gasolina. E no sistema de transmissão poderá estar disponível câmbio automático (do Ford Ka ) ou manual, ambos de seis marchas, com tração integral oferecida apenas como opcional.