Convenhamos, mas carros urbanos e velozes já não fazem mais tanto sentido nas congestionadas cidades brasileiras. Em alguns pontos da capital paulista, a velocidade média de deslocamento no trânsito chega a 8,2 km/h. Mesmo na Marginal Pinheiros, que alterna os limites entre 60 km/h e 90 km/h, a velocidade média pode chegar a 53,1 km/h.
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Neste cenário, um carro subcompacto pode vir bem a calhar para economizar alguns trocados no fim do mês. A questão é que eles têm destaques entre os motores fracos e primitivos de toda a indústria, a fim de reduzir o preço nas concessionárias. Partindo disso, a reportagem do iG elege os 5 carros com os motores mais fracos do mercado brasileiro, considerando o desempenho com apenas gasolina no tanque.
5 - VW Gol 1.0 - 75 cv
Abrimos a lista com o Volkswagen Gol, modelo que conta com a configuração de três cilindros que se repetirá ao longo dessa lista. O modelo 1.0 desenvolve 75 cv de potência a 6.350 rpm e 10,4 kgfm de torque, sendo o quinto modelo mais fraco disponível no nosso mercado. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 13,1 segundos, com velocidade máxima de 167 km/h.
Por conta da geração de calor reduzida, que implica em menos energia dissipada, o VW Gol tem bons números de consumo. Conforme o Inmetro, faz 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na cidade com etanol, além de 13,3 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, com gasolina.
4 - Hyundai HB20 1.0 - 75 cv
Outro modelo que joga no time dos tricilíndricos é o Hyundai HB20. O hatch compacto, assim como o sedã, entrega 75 cv de potência a 6.200 rpm e 10,2 kgfm de torque a 4.500 rpm. Com pouca agilidade, seu 0 a 100 km/h leva longos 14,6 segundos, com 161 km/h de velocidade máxima.
De qualquer forma, o HB20 sabe extrair o melhor de seu motor 1.0. De acordo com o Inmetro, é capaz de aferir 8,5 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 12,5 km/l e 14,1 km/l, respectivamente.
3 - Chery QQ - 74 cv
Eis o único carro novo que você pode comprar abaixo de R$ 30 mil em qualquer concessionária em território nacional. O Chery QQ tem motor 1.0, de 74 cv de potência a 6.000 rpm e 10,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. Mesmo com os 940 kg, o subcompacto leva 14 segundos para atingir 100 km/h, com 164 km/h de velocidade máxima.
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O consumo também é bom: 8,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números melhoram para 12,9 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, sempre conforme os números divulgados pelo Inmetro.
2 - Fiat Mobi - 72 cv
Os motores vão ficando cada vez mais fracos enquanto nossa lista continua. O Fiat Mobi integra o motor 1.0 da família Firefly, também com três cilindros e 72 cv de potência a 6.250 rpm e 10,9 kgfm a 3.250 rpm. São 12 segundos para atingir 100 km/h, com velocidade máxima de 164 km/h.
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Apesar do desempenho sofrível, o Fiat Mobi é muito bom no consumo. Conforme o Inmetro, faz 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 13,7 km/l e 16,1 km/l, respectivamente.
1 - Renault Kwid - 66 cv
Finalizamos a lista dos carros mais fracos do Brasil com o Renault Kwid . O SUV dos compactos tem motor 1.0, três cilindros, de 66 cv a 5.500 rpm e 9,8 kgfm de torque a 4.250 rpm. Ainda que tenha apenas 786 kg, o Kwid fica devendo desempenho, levando 14,7 segundos para atingir 100 km/h. A velocidade máxima é de 156 km/h.
Os números de consumo também são bons entre os motores fracos . De acordo com o Inmetro, o compacto pode marcar 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Abastecendo o Kwid com gasolina, o modelo pode marcar 14,9 km/l e 15,6 km/l.