A GM está para apresentar sua nova família de produtos para a década de 2020, após um período irretocável de liderança no mercado brasileiro. Pelos últimos quatro anos, nenhum outro carro foi capaz de bater de frente com o Onix. Durante alguns períodos do ano passado, o hatch compacto não apenas foi o modelo mais vendido, como também chegou a emplacar mais que o dobro do segundo colocado. Neste cenário favorável, chega o Chevrolet Onix Sedan.

LEIA MAIS: VW Polo GTS: veja 5 coisas que já sabemos sobre a versão esportiva

Será uma mudança drástica para a marca, que depositará suas esperanças no Chevrolet Onix Sedan que está para ganhar as ruas brasileiras. Partindo disso, a reportagem do iG Carros conta cinco curiosidades sobre o futuro lançamento da General Motors para o Brasil.

1 - Plataforma global

O Chevrolet Onix Sedan será o primeiro de vários outros modelos que virão na próxima década
Divulgação
O Chevrolet Onix Sedan será o primeiro de vários outros modelos que virão na próxima década

A nova plataforma GEM (Global Emerging Markets) foi desenvolvida pelos engenheiros da GM, em parceria com a marca chinesa SAIC. Nos últimos anos, a China se tornou um dos maiores polos industriais automotivos do planeta, além do único mercado que parece não estar em crise em 2019. Com a nova plataforma global, a GM pretende repetir os feitos da Volkswagen com a base MQB: criar uma estrutura maleável, barata e capaz de equipar modelos de todas as categorias.

A estrutura MQB começa no Volkswagen Polo, se eleva para Golf, Jetta, Tiguan e até mesmo alguns modelos esportivos da Audi, como A1, A3 e TT. Carros de todos os tipos e tamanhos. A nova plataforma da GM já está confirmada para os novos Onix e Tracker, mas também equipará a primeira picape intermediária da história da marca - futura rival da Fiat Toro - que chegará em meados de 2021.

2 - Chega para somar, não substituir

De acordo com os executivos, o Chevrolet Prisma não sairá de linha no Brasil. Isso justifica a mudança de nome
Divulgação
De acordo com os executivos, o Chevrolet Prisma não sairá de linha no Brasil. Isso justifica a mudança de nome

Durante a apresentação do modelo camuflado para a imprensa especializada, o engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM, Gregório Del Rio, afirmou que o novo Onix Sedan chega para somar, e não substituir qualquer outro modelo da Chevrolet no Brasil.

Ou seja, ainda teremos os nossos Onix e Prisma feitos sob sob a plataforma Gamma II. Dessa forma, o Prisma continuará brigando com Voyage e Etios, enquanto o novo Onix Sedan virá para confrontar Virtus e Yaris. Até o momento, está anunciado que o Cobalt continuará sendo feito em São Caetano do Sul (SP).

Você viu?

3 - Motor turbo, de três cilindros

O motor três cilindros do Chevrolet Onix Sedan na China. Por lá, a unidade desenvolve 125 cv de potência
Divulgação
O motor três cilindros do Chevrolet Onix Sedan na China. Por lá, a unidade desenvolve 125 cv de potência

No início do ano passado, nossa reportagem visitou a fábrica de motores da Chevrolet em Joinville (SC) para o anúncio do investimento de R$ 1,9 bilhão para produtos totalmente inéditos. Motores de três cilindros se mostraram muito vantajosos para veículos compactos nos últimos anos. Com uma câmara a menos, são montados com uma quantidade menor de peças, porém mantendo a cilindrada de um tetracilíndrico. Assim, a estrutura fica mais leve e reduz o atrito para produzir força ao motor em até 15%.

LEIA MAIS: Chevrolet: investimento de R$ 1,9 bilhão para fabricação de novos motores

Além do veículo ficar mais econômico, as respostas do acelerador ficam mais rápidas e as emissões de gases tóxicos são reduzidas. De acordo com as leis da termodinâmica, essa é a configuração mais eficiente para qualquer motor. E a GM terá um novo 1.0 turbo para o Chevrolet Onix Sedan e sua nova família de produtos, ainda que seus números não tenham sido revelados.

4 - Conexão 4G

Chevrolet Onix Sedan repetirá feito do antigo Agile, que integrava dispositivo de internet
Divulgação
Chevrolet Onix Sedan repetirá feito do antigo Agile, que integrava dispositivo de internet

A Chevrolet praticamente inaugurou as centrais multimídia em veículos populares no Brasil. Da mesma forma, o novo Onix Sedan terá a nova geração do sistema MyLink, com nova interface e recursos para espelhamento da tela do celular. O serviço de assistência OnStar também continuará à disposição por uma assinatura.

LEIA MAIS: Projeção antecipa detalhes estéticos da nova picape intermediária da GM

Também podemos esperar pela conectividade 4G com função w-fi, assim como acontece na China. Dessa forma, os passageiros do Onix Sedan não precisam gastar seus dados para navegar na internet. Basta se conectar à internet sem fio . Assim como o OnStar, os dados mensais também estarão disponíveis por um plano de assinatura.

5 - Chega em outubro

Os testes do Chevrolet Onix Sedan continuam acontecendo no Campo de Provas da GM, em Cruz Alta (SP)
Divulgação
Os testes do Chevrolet Onix Sedan continuam acontecendo no Campo de Provas da GM, em Cruz Alta (SP)

Prometido para o fim do ano, o Chevrolet Onix Sedan poderá estar na sua garagem em apenas quatro meses. Será o principal lançamento da GM para a América Latina em 2019, e virá um pouco antes de sua versão hatchback. Com toda certeza, sua chegada irá chacoalhar o mercado de sedãs compactos.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários