A GM está para apresentar sua nova família de produtos para a década de 2020, após um período irretocável de liderança no mercado brasileiro. Pelos últimos quatro anos, nenhum outro carro foi capaz de bater de frente com o Onix. Durante alguns períodos do ano passado, o hatch compacto não apenas foi o modelo mais vendido, como também chegou a emplacar mais que o dobro do segundo colocado. Neste cenário favorável, chega o Chevrolet Onix Sedan.
LEIA MAIS: VW Polo GTS: veja 5 coisas que já sabemos sobre a versão esportiva
Será uma mudança drástica para a marca, que depositará suas esperanças no Chevrolet Onix Sedan que está para ganhar as ruas brasileiras. Partindo disso, a reportagem do iG Carros conta cinco curiosidades sobre o futuro lançamento da General Motors para o Brasil.
1 - Plataforma global
A nova plataforma GEM (Global Emerging Markets) foi desenvolvida pelos engenheiros da GM, em parceria com a marca chinesa SAIC. Nos últimos anos, a China se tornou um dos maiores polos industriais automotivos do planeta, além do único mercado que parece não estar em crise em 2019. Com a nova plataforma global, a GM pretende repetir os feitos da Volkswagen com a base MQB: criar uma estrutura maleável, barata e capaz de equipar modelos de todas as categorias.
A estrutura MQB começa no Volkswagen Polo, se eleva para Golf, Jetta, Tiguan e até mesmo alguns modelos esportivos da Audi, como A1, A3 e TT. Carros de todos os tipos e tamanhos. A nova plataforma da GM já está confirmada para os novos Onix e Tracker, mas também equipará a primeira picape intermediária da história da marca - futura rival da Fiat Toro - que chegará em meados de 2021.
2 - Chega para somar, não substituir
Durante a apresentação do modelo camuflado para a imprensa especializada, o engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM, Gregório Del Rio, afirmou que o novo Onix Sedan chega para somar, e não substituir qualquer outro modelo da Chevrolet no Brasil.
Ou seja, ainda teremos os nossos Onix e Prisma feitos sob sob a plataforma Gamma II. Dessa forma, o Prisma continuará brigando com Voyage e Etios, enquanto o novo Onix Sedan virá para confrontar Virtus e Yaris. Até o momento, está anunciado que o Cobalt continuará sendo feito em São Caetano do Sul (SP).
Você viu?
3 - Motor turbo, de três cilindros
No início do ano passado, nossa reportagem visitou a fábrica de motores da Chevrolet em Joinville (SC) para o anúncio do investimento de R$ 1,9 bilhão para produtos totalmente inéditos. Motores de três cilindros se mostraram muito vantajosos para veículos compactos nos últimos anos. Com uma câmara a menos, são montados com uma quantidade menor de peças, porém mantendo a cilindrada de um tetracilíndrico. Assim, a estrutura fica mais leve e reduz o atrito para produzir força ao motor em até 15%.
LEIA MAIS: Chevrolet: investimento de R$ 1,9 bilhão para fabricação de novos motores
Além do veículo ficar mais econômico, as respostas do acelerador ficam mais rápidas e as emissões de gases tóxicos são reduzidas. De acordo com as leis da termodinâmica, essa é a configuração mais eficiente para qualquer motor. E a GM terá um novo 1.0 turbo para o Chevrolet Onix Sedan e sua nova família de produtos, ainda que seus números não tenham sido revelados.
4 - Conexão 4G
A Chevrolet praticamente inaugurou as centrais multimídia em veículos populares no Brasil. Da mesma forma, o novo Onix Sedan terá a nova geração do sistema MyLink, com nova interface e recursos para espelhamento da tela do celular. O serviço de assistência OnStar também continuará à disposição por uma assinatura.
LEIA MAIS: Projeção antecipa detalhes estéticos da nova picape intermediária da GM
Também podemos esperar pela conectividade 4G com função w-fi, assim como acontece na China. Dessa forma, os passageiros do Onix Sedan não precisam gastar seus dados para navegar na internet. Basta se conectar à internet sem fio . Assim como o OnStar, os dados mensais também estarão disponíveis por um plano de assinatura.
5 - Chega em outubro
Prometido para o fim do ano, o Chevrolet Onix Sedan poderá estar na sua garagem em apenas quatro meses. Será o principal lançamento da GM para a América Latina em 2019, e virá um pouco antes de sua versão hatchback. Com toda certeza, sua chegada irá chacoalhar o mercado de sedãs compactos.