Desde a apresentação do protótipo Hyundai Santa Cruz, em 2015, a marca coreana vem sendo questionada sobre a sua data de lançamento. Embora ainda não tenha sido definida, jea existe a certeza de que o carro logo começará a ser produzido. Segundo confirmou o vice-presidente de planejamento de produtos da marca, Michael O'Brien: “o lançamento acontecerá em breve e terá que ser fabricada na América do Norte".
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O Hyundai Santa Cruz , se produzido nos EUA, ajudaria a marca a se livrar da taxa de importação de 25% que incide sobre picapes estrangeiras (a chamada Chicken Tax) e evitaria, ainda segundo o executivo, "controvérsias políticas". Ou seja, não iria desagradar o presidente Donald Trump, que é crítico ferrenho à comercialização de veículos produzidos fora do país.
A picape da Hyundai será, definitivamente, um atrativo ao público menos conservador, a partir o que se observa nas linhas mais despojadas do exterior. Aliás, o próprio projeto que deu origem à versão conceitual previa um público alvo em torno de 30 anos de idade. “A picape será bastante versátil e vai construir uma classe totalmente diferente para os consumidores”, reafirma Michael O'Brien.
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Sob a carroceria
A nova picape será feita com o mesmo conceito da Honda Ridgeline (que usa plataforma do SUV Pilot) e da Fiat Toro (base derivada do Jeep Renegade). Com isso, será uma picape do tipo monobloco, com possibilidade de partilhar a arquitetura da próxima geração do Tucson. A ideia da marca será oferecer um modelo alternativo às camionetes feitas sobre chassi, com mais usabilidade e conforto.
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A carroceria será sempre cabine dupla, com capacidade para levar até 5 passageiros, e a caçamba poderá ser equipada com extensores, trilhos, ganchos de amarração e outros. O protótipo aponta que poderá comportar até uma motocicleta. Quanto à sua mecânica, se as decisões não mudarem para quando virar modelo de produção, seguirá com o 2.0 turbodiesel de 190 cv (que não deverá ser oferecido fora da América do Norte), além da 1.6 turbo com 204 cv ou a 2.4 aspirada de 185 cv, ambas a gasolina.
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Uma vez que o martelo for batido para a produção nos Estados Unidos, o Hyundai Santa Cruz deverá dividir espaço com os sedãs Elantra e Sonata, e o crossover de Santa Fé, na fábrica de Montgomery (Alabama), que tem produção anual de cerca de 400.000 veículos por ano.