A vida tipicamente urbana do francês Citroën C3 ganhou tons de aventura com a chegada da versão Urban Trail. Vendida por R$ 65.990, ela resgata o apelo fora de estrada da antiga configuração XTR. Como o “antecessor”, aposta em proteções plásticas nas caixas de rodas, mas agora traz outros detalhes inéditos, como o teto preto brilhante, capas dos retrovisores e maçanetas cinza escuro, as rodas exclusivas com aro 16 e os airbumps laterais – que buscaram inspiração no Citroën C4 Cactus (a partir de R$ 69.990).
LEIA MAIS: Citroën faz 100 anos com versões especiais e promete três lançamentos no Brasil
Dentro da cabine, os bancos, em tecido, têm logotipos Citroën 3 Urban Trail bordado nos encostos e entre os itens de série estão ar-condicionado digital, computador de bordo, porta-luvas refrigerado, vidros elétricos e sistema multimídia com tela de 7” compatível com Mirror Link e Apple CarPlay – mas não Android Auto. O charmoso e generoso para-brisa Zenith (ampliado) não está disponível.
Construído na base PF1 (do C4 Cactus e do Peugeot 208), essa segunda geração do C3 está no Brasil desde 2012 e já mostra os sinais da idade. Baseado na versão 1.6 Auto Attraction (R$ 60.490), o Urban Trail compartilha com ela o motor 1.6 VTI flex e a transmissão automática de seis marchas.
Oferece 118 cv e uma dirigibilidade livre de emoções. As acelerações são suaves, e as reduções, em determinados momentos, vêm acompanhadas de leves trancos. As trocas sequenciais podem ser feitas pela alavanca e ainda há os modos Sport (segura mais as marchas) e Eco (prioriza o consumo).
LEIA MAIS: Citroën C3: como anda o hatch com o novo câmbio automático de 6 marchas
Você viu?
O volante de base achatada transmite um ar de esportividade e é bastante leve ao esterço. No entanto, não tem comandos de áudio, que ficam na alavanca na coluna de direção. Outros itens que fazem falta são o controlador de velocidade, o sensor de estacionamento traseiro, o isofix, o encosto de cabeça central traseiro e os controles eletrônicos de tração/estabilidade.
As suspensões são macias e filtram bem as imperfeições. Como no também novo Toyota Yaris X-Way , elas não tiveram seu curso aumentado e mantém os 13 cm de vão livre do solo dos demais C3 (pouco para aventuras de verdade).
Comparado ao primo Peugeot 208, a carroceria inclina mais nas curvas e mudanças de trajetória, enquanto em velocidades moderadas o ruído dos pneus invade demais a cabine. Já os discos de freios frontais de 266 mm são os mesmos do 208 com motor 1.6.
A verdade é que o C3 precisa de uma repaginada, pois na Europa estreou nova geração – que não está nos planos para cá. Por R$ 66.690 como avaliado, o Urban Trail fica na faixa de Chevrolet Onix Activ AT (R$ 67.690) e Hyundai HB20X Style BlueMedia AT (R$ 67.990) – ambos passam por grandes mudanças em breve.
LEIA MAIS: As marcas francesas são todas iguais?
De qualquer modo, o aventureiro Citroën 3 Urban Trail também “prepara o terreno” para a chegada ao nosso mercado de um modelo bem mais interessante: o SUV C5 Aircross, que já avaliamos na Europa e você vê nas próximas páginas.
Ficha técnica:
Citroën C3 Urban Trail
Preço básico:
R$ 65.990
Carro avaliado:
R$ 66.690
Motor:
quatro cilindros em linha 1.6, 16V, comando variável
Cilindrada:
1587 cm³
Combustível:
flex
Potência:
115 cv e 118 cv a 5.750 rpm (g/e)
Torque:
16,1 kgfm a 4.750 rpm (g/e)
Câmbio:
automático sequencial, seis marchas
Direção:
elétrica
Suspensões:
MacPherson (d) e eixo de torção(t)
Freios:
disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração:
dianteira
Dimensões:
3,944 m (c), 1,708 m (l), 1,521 m (a)
Entre-eixos:
2,460 m
Pneus:
195/55 R16
Porta-malas:
300 litros
Tanque:
55 litros
Peso:
1.182 kg
0-100 km/h:
12s2 (e)
Velocidade máxima:
193 km/h (e)
Consumo cidade:
10,9 km/l (g) e 7,6 km/l (e)
Consumo estrada:
13,2 km/l (g) e 9,3 km/l (e)
Nota do Inmetro:
C
Emissão de CO²:
113 g/km
Classificação na categoria:
D (Compacto)