Tamanho do texto

A partir dessa temporada, o clube catalão será patrocinado pela Cupra, nova marca de performance do Grupo Volkswagen. Veja detalhes

Messi arrow-options
Divulgação
Ao longo da parceria com a Audi, Messi contou com os utilitários SQ5 e SQ7, além da perua RS6 Avant

Após 13 anos de contrato, a parceria entre Audi e Barça chega ao fim. Isso significa que todos os atletas da equipe principal, incluindo Lionel Messi, Philippe Coutinho e Luis Suárez terão que devolver o carros que ganharam de “presente” pelo patrocínio. A partir dessa temporada, o Barcelona será patrocinado por outra marca do Grupo Volkswagen: a Cupra.

LEIA MAIS: Veja 5 jogadores de futebol que curtem carros clássicos

O bairrísmo explica. A Cupra é a nova subdivisão esportiva da marca espanhola Seat, que foi fundada na Catalunha depois da Segunda Guerra Mundial. Além de sua identificação “de berço” com o Barcelona , o Grupo Volkswagen pretende aumentar o alcance de marketing pela Europa. Estampar o material esportivo de um dos maiores clubes do mundo faz sentido.

LEIA MAIS: Os carros mais legais dos principais jogadores de futebol do mundo

De acordo com a imprensa catalã, a ruptura do contrato com a Audi parte de um “desentendimento mútuo”. O Barcelona acredita que o patrocínio da Audi não influenciou nas vendas dos ingressos no Camp Nou, mesmo que seus atletas tivessem recebido carros e contasse com muitos banners de propaganda pelo estádio.

Cupra arrow-options
Divulgação
Até o momento, o SUV Ateca é o único modelo da Cupra. Também é baseado no Volkswagen Tiguan

Os alemães também não ficaram felizes com os últimos anos da parceria. Ao emprestar seus veículos para os jogadores, a Audi esperava elevar as vendas. Por contrato, os atletas deveriam fazer todas as suas aparições públicas - como ir aos treinos e dar entrevistas - com os carros da marca. Mas vários deles acabavam aparecendo com seus veículos particulares nessas ocasiões, como Ferrari, Lamborghini e McLaren.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que pertencem ao craque brasileiro Neymar

Considerado um dos maiores jogadores do mundo, Messi era um dos poucos que cumpria o seu contrato com a Audi. Ainda assim, não é difícil encontrar vídeos do argentino ao volante de seu Range Rover Sport em atividades oficiais do Barça. Fã de SUVs, Messi era visto em modelos como SQ5 e SQ7, além da nova RS6 Avant Quattro. Enquanto estava no clube, Neymar também foi presenteado com um Audi RS7 Sportback.

Fica a indagação sobre como o Barcelona poderia oferecer os veículos da Cupra aos atletas. O único modelo na gama é o Ateca, baseado no VW Tiguan, com motor 2.0 de 300 cv de potência. Bem menos do que qualquer Audi Sport pode oferecer. Será que os jogadores ficarão felizes com isso?