Fiat 500 vendido nos EUA trazia tecnologias que não vieram ao modelo que foi vendido no Brasil
Divulgação
Fiat 500 vendido nos EUA trazia tecnologias que não vieram ao modelo que foi vendido no Brasil

Após sair de linha no Brasil, o descolado Fiat 500 acaba de ter o mesmo fim nos EUA. Por lá, o carro era vendido em uma configuração mais moderna, uma vez que sua proposta visava cativar o mesmo público da Mini antes mesmo do surgimento da FCA, a responsável pelo retorno da Fiat por lá. Entretanto, as vendas somadas das versões hatch, cabrio e Abarth não atingiram as metas mínimas. Por outro lado, os maiores 500, que são o X e o L, além do esportivo 124 Spider, estão à salvo e seguirão na planta de Toluca (México).

LEIA MAIS: Veja lista dos 5 carros importados que mais perdem valor depois de um ano

O mercado norte-americano vendeu 9.847.602 carros no primeiro semestre de 2019, segundo o Focus2Move. E destes, a Fiat emplacou apenas 5.942 carros. Até mesmo a Maserati, uma marca com menos concessionárias e carros mais caros, conseguiu mais compradores nos EUA que a marca líder da FCA. Se os Fiat 500 já não sustentavam as metas, continuar no mercado significaria apenas uma queda ainda maior.

Fiat Brasil vs EUA

Fiat 500 Cabrio 1.4 Flex: A versão mais descolada, antes do esportivo Abarth, que se poderia comprar no Brasil
Carlos Guimarães
Fiat 500 Cabrio 1.4 Flex: A versão mais descolada, antes do esportivo Abarth, que se poderia comprar no Brasil

Comparando com o mercado brasileiro, segundo a Fenabrave, 1.481.119 carros novos foram vendidos até o final do primeiro semestre do ano. Sozinha, a Fiat por aqui contribuiu com 32.459 unidades. Um dado curioso é que o Fiat Argo sozinho vendeu mais em um mês no Brasil que toda a Fiat nos EUA em seis meses, mesmo em um mercado 6,5 vezes menor.

Você viu?

LEIA MAIS: Fiat 500 faz 62 anos e relembra a Dolce Vitta, glamour italiano dos anos 60

O maior diferencial do Fiat 500 americano em relação ao que se encontra nos classificados por aqui é o motor MultiAir — ausente em todos os modelos brasileiros até hoje. O subcompacto foi vendido na maior parte do tempo com o Fire Evo do Uno, com o objetivo de reduzir custos de produção do hatch compacto .

LEIA MAIS: Mini Cooper S Cabrio: tudo azul

O MultiAir é um sistema eletro-hidráulico de acionamento das válvulas, que permite um controle dinâmico e direto do ar admitido pelo motor, gerindo também indiretamente a combustão. Tudo isso é realizado eletronicamente. Isso reduz emissões e consumo de combustível, aumenta a potência máxima e o torque, além de melhorar a resposta dinâmica — que em um carro leve como o Fiat 500 (pouco mais de 1000 kg), a diferença fica ainda maior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!