Tamanho do texto

O correto é que as lâmpadas sejam substituídas aos pares? Veja se essa e outras afirmações são verdadeiras, falsas ou parcialmente corretas

Motor Show

As lâmpadas automotivas são essenciais para garantir uma correta sinalização/iluminação. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre o tema, de acordo com a Tungsram, fabricante das lâmpadas automotivas GE.

LEIA MAIS: Lâmpadas de LED iluminam melhor, mas cuidado com o que você encontra por aí

O ideal é que as lâmpadas sejam trocadas aos pares?

Farol arrow-options
Divulgação
As lâmpadas automotivas têm vida útil e podem apresentar diferença de luminosidade

Verdade. As lâmpadas automotivas devem ser substituídas aos pares, mesmo se apenas uma delas queimou. Isso indica que a outra já está no final de sua vida útil. Além disso, a intensidade luminosa de uma lâmpada nova é superior ao da antiga. Caso elas não sejam trocadas conjuntamente, não haverá o correto alinhamento uma com a outra.

LEIA MAIS: Farol de milha e de neblina: entenda as diferenças

A variação de tensão interfere diretamente na vida útil da lâmpada?

Bateria arrow-options
Divulgação
Vale lembrar que quem manda na distribuição de energia à parte elétrica do carro é a sua bateria

Verdade. Segundo a Tungsram, sempre que possível é importante fazer manutenções preventivas no sistema elétrico do veículo, para saber se a bateria está carregando corretamente todos os componentes. Caso o sistema não esteja bem regulado, poderá haver a queima das lâmpadas.

LEIA MAIS: Tipos de lâmpadas: saiba as diferenças que fazem no carro

Lâmpadas com maior intensidade ofuscam a visão dos outros motoristas?

Faróis arrow-options
Divulgação
Cuidado com a escolha e a regulagem dos faróis. Elas podem não só ficar fora de foco, como ofuscar outros motoristas

Mito. Isso ocorre por conta da utilização de lâmpadas automotivas não adequadas ao modelo do farol do carro . Sempre é preciso respeitar a voltagem da lâmpada original e o alinhamento correto do direcionamento da luz. Outro fator está nas lâmpadas de má qualidade, que não só quando se liga o farol alto , também podem ofuscar a visão do motorista em sentido contrário.