As lâmpadas automotivas são essenciais para garantir uma correta sinalização/iluminação. Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre o tema, de acordo com a Tungsram, fabricante das lâmpadas automotivas GE.
LEIA MAIS: Lâmpadas de LED iluminam melhor, mas cuidado com o que você encontra por aí
O ideal é que as lâmpadas sejam trocadas aos pares?
Verdade. As lâmpadas automotivas devem ser substituídas aos pares, mesmo se apenas uma delas queimou. Isso indica que a outra já está no final de sua vida útil. Além disso, a intensidade luminosa de uma lâmpada nova é superior ao da antiga. Caso elas não sejam trocadas conjuntamente, não haverá o correto alinhamento uma com a outra.
Você viu?
LEIA MAIS: Farol de milha e de neblina: entenda as diferenças
A variação de tensão interfere diretamente na vida útil da lâmpada?
Verdade. Segundo a Tungsram, sempre que possível é importante fazer manutenções preventivas no sistema elétrico do veículo, para saber se a bateria está carregando corretamente todos os componentes. Caso o sistema não esteja bem regulado, poderá haver a queima das lâmpadas.
LEIA MAIS: Tipos de lâmpadas: saiba as diferenças que fazem no carro
Lâmpadas com maior intensidade ofuscam a visão dos outros motoristas?
Mito. Isso ocorre por conta da utilização de lâmpadas automotivas não adequadas ao modelo do farol do carro . Sempre é preciso respeitar a voltagem da lâmpada original e o alinhamento correto do direcionamento da luz. Outro fator está nas lâmpadas de má qualidade, que não só quando se liga o farol alto , também podem ofuscar a visão do motorista em sentido contrário.