Os seis primeiros meses de 2020 foram memoráveis para a indústria automobilística. Porém, não por um bom motivo. A pandemia do novo coronavírus deixou linhas de produção paradas, vendas em baixa e poucos lançamentos de novos produtos.

LEIA MAIS: Veja 5 carros que saíram de linha mas continuam melhores que os atuais

Mas isso não impediu que as montadoras mexessem na sua gama de produtos nesse período. Embora continuem sendo vendidos em outros mercados, dois hatches médios (Golf e Focus) deixaram o Brasil. Além disso, a reformulação da linha do Citroën C3, o fim das peruas compactas e a chegada do Chevrolet Onix Plus levaram a outras baixas no País. Confira a lista a seguir 5 carros que deixaram de ser vendidos no Brasil na primeira metade do ano.

1 - Chevrolet Cobalt

Chevrolet Cobalt: sedã era espaçoso e robusto, mas não resistiu à chegada do bem mais moderno e eficiente Onix Plus
Divulgação
Chevrolet Cobalt: sedã era espaçoso e robusto, mas não resistiu à chegada do bem mais moderno e eficiente Onix Plus

Lançado no Brasil em 2011, o Cobalt foi o primeiro projeto da filial brasileira sobre a então nova plataforma GSV, que também serviria de base por aqui para os modelos Spin, Onix e Prisma. Reestilizado no final de 2015, o sedã compacto de porte avantajado acabou se tornando obsoleto com a chegada do Onix Plus, de proposta semelhante, e saiu de linha em fevereiro.

Espaçoso e robusto, o sedã tinha uma legião de fãs também por causa da parte mecânica fácil de consertar e com custo de reparo relativamente baixo. Apesar disso, o motor 1.8 não era dos mais modernos e a questão da eficiência energética nunca foi um dos pontos fortes do modelo da GM.

2 - Fiat Weekend

Fiat Weekend: perua foi outro modelo que acabou sendo engolido pela invasão dos SUVs no mercado brasileiro
Divulgação
Fiat Weekend: perua foi outro modelo que acabou sendo engolido pela invasão dos SUVs no mercado brasileiro

A variação perua do Palio de 1ª geração surgiu na época áurea desse tipo de arro e persistiu no mercado quando quase ninguém mais lembrava desses modelos familiares. Saiu de cena em janeiro, após 23 anos de produção, tendo recebido uma série de reestilizações, mas sempre mantendo a base original.

LEIA MAIS: Veja 5 carros legais que foram descontinuados com pouco tempo de mercado

A versão que mais resistiu ao tempo foi a Adventure, não por acaso a que mais se aproximou dos SUVs, segmento que passou a ser o mais vendido do Brasil, superando a dos hatches compactos. Apesar do bom porta-malas de 460 litros, não havia muito espaço no banco traseiro e a falta de controle eletrônico de estabilidade era um agravante para o carro que não era um dos mais firmes nas curvas.

3 - Citroën C3 Exclusive

Citroën C3 da atual geração deixou de ter a versão mais equipada Exclusive na reformulação da linha no Brasil
Divulgação
Citroën C3 da atual geração deixou de ter a versão mais equipada Exclusive na reformulação da linha no Brasil

Lançado em 2012 no Brasil e sem o mesmo brilho no mercado de anos anteriores, o Citröen C3 segue vivo com uma oferta reduzida de versões. A perda mais recente foi a da versão de topo Exclusive, que trazia o característico teto panorâmico. É a PSA se preparando para a chegada do Peugeot 208 de segunda geração.

A versão SUV do novo C3 também deverá ser vendida no Brasil, fabricada sobre a nova plataforma CMP, que já está sendo montada em Porto Real (RJ) para ser utilizada em alguns modelos que a PSA ainda não divulgou oficialmente. 

4 - VW Golf (7ª geração)

VW Golf é um sucesso de crítica e ainda continua sendo vendido em vários mercados. No Brasil, resta a esperança da chegada da nova geração
Divulgação
VW Golf é um sucesso de crítica e ainda continua sendo vendido em vários mercados. No Brasil, resta a esperança da chegada da nova geração


O VW Golf deixou de ser produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) no fim do ano passado. Mas no apagar das luzes da 7ª geração, a marca alemã anunciou a importação de um lote experimental de 100 unidades da versão híbrida GTE, que se esgotou este ano. A nova geração do hatch médio já foi registrada no Brasil, mas a sua importação ainda é dúvida.

Com a chegada do VW Nivus e os tempos bicudos que vivemos atualmente diminuem as chances o Golf VIII vir ao Brasil. De qualquer forma, esse assunto ainda vai ser deicidido pela marca alemã. O mais provável e que venha apenas uma ou outra versão do hatch médio, uma delas a híbrida GTE. 

5 - Ford Focus

Ford Focus tem conjunto bem acertado e já faz falta para os que não gostam de SUV e preferem um carro com pegada mais esportiva
Divulgação
Ford Focus tem conjunto bem acertado e já faz falta para os que não gostam de SUV e preferem um carro com pegada mais esportiva


 A Ford deixou de produzir o Focus na Argentina com a quase extinção dos hatches médios, principalmente no Brasil. Era um dos modelos mais bem acertados do segmento, mas sofreu um pouco com o recall nas versões equipadas com câmbio automatizado Powershift.

LEIA MAIS: Do Chevette Júnior ao Onix Plus: como os modelos 1.0 evoluíram após 30 anos

Na versão topo de linha Titanium Plus vinha com itens sofisticados, como faróis com lâmpadas de xenônio, sistema multimídia com tela sensível ao toque Sync3, comandos por voz, entre outros itens. O motor 2.0, com injeção direta, tinha 178 cv, com uma das maiores potências específicas para modelos aspirados com a mesma cilindrada. Dos 5 carros desta lista, é um dos mais que fazem falta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!