O Chevrolet Chevette Júnior foi o primeiro modelo 1.0 da GM. Por conta da baixa nas vendas, teve vida curta
Divulgação
O Chevrolet Chevette Júnior foi o primeiro modelo 1.0 da GM. Por conta da baixa nas vendas, teve vida curta

O ano é 1990, o primeiro do mandato do então presidente Fernando Collor. Apesar de todos os escândalos que viriam a estourar, é inegável que o político carioca que fez carreira em Alagoas surtiu grande impacto na indústria automotiva brasileira. Collor abriu as importações, incentivou a modernização dos veículos nacionais e reduziu impostos para os carros “mil”. 

LEIA MAIS: Manual do proprietário é item em extinção?

Para não perder a competitividade ante as marcas importadas que ganhavam força, as fabricantes brasileiras correram para lançar produtos mais baratos. O Fiat Mille foi o primeiro veículo 1.0 do nosso mercado, aproveitando uma tecnologia que já existia no motor 1.5 Fiasa (Fiat Automóveis S.A) - famoso pelos problemas na correia dentada. 

A Volkswagen lançou o Gol 1.000, uma adaptação do antigo CHT (Compound High Turbulence) que era da Ford. Seguindo as movimentações do mercado, a Chevrolet também alterou o propulsor 1.6 que já equipava o Chevette para reduzir a cilindrada. Eis que nascia o Chevette 1.0 Júnior, tataravô do Oni Plus Joy.

Ou seja, os primeiros motores 1.0 do Brasil eram adaptações de unidades mais potentes - realidade completamente oposta ao que vivemos nos dias de hoje. As fabricantes desembolsam grandes fortunas para o desenvolvimento de unidades cada vez mais tecnológicas, eficientes e dinâmicas nos propulsores “mil”.

Após quase trinta anos, o que mudou? Tomaremos dois modelos de uma mesma marca como exemplo: os populares Chevette Júnior e Onix Plus Turbo, da GM. O primeiro teve vida curta, enquanto o segundo será o grande responsável por uma nova família de produtos na próxima década.

Engenharia

A nova família de motores Ecotec da GM conta com três cilindros e turbo para melhorar eficiência
Divulgação
A nova família de motores Ecotec da GM conta com três cilindros e turbo para melhorar eficiência

Em tempos de baixa competitividade e pouca tecnologia, o Chevette já apareceu com versões 1.0, 1.4 e 1.6 que, na prática, usavam o mesmo motor. No caso do Júnior, eram quatro cilindros em linha com duas válvulas cada, na disposição longitudinal, alimentado pr cauburador simples e não tinha nem ventoinha elétrica acionada por sensor Vale lembrar que o câmbio manual de cinco velocidades leva a potência ao eixo traseiro. O Júnior desenvolvia apenas 50 cv de potência a 6.000 rpm e míseros 7,2 kgfm de torque.

Vinte e oito anos depois, a Chevrolet apresenta o Onix Plus, estreando uma família de motores completamente nova. Dessa vez, o motor 1.0 é transversal, com apenas três cilindros, e quatro válvulas para cada um, além de sobrealimentação e injeção direta de combustível. São 116 cv de potência a 5.500 rpm e 16,8 kgfm a 2.000 rpm.

Motores de três cilindros se mostraram muito vantajosos para veículos compactos nos últimos anos. Com uma câmara a menos, são montados com uma quantidade menor de peças, porém mantendo a cilindrada de um tetracilíndrico. Assim, a estrutura fica mais leve e reduz o atrito para produzir força ao motor em até 15%.

Segurança

A tecnologia dos anos 80 não permitia que os carros nacionais tivessem o mínimo de segurança. Quem viveu na época deve se lembrar que o uso do cinto de segurança não era uma obrigatoriedade do Código de Trânsito Brasileiro - algo que gera a penalidade de cinco pontos na CNH e pagamento de R$ 195,23 nos dias de hoje.

Você viu?

LEIA MAIS: Afinal, por que tantas classificações para SUVs?

No caso do Júnior, os cintos de segurança do banco traseiro eram apenas sub-abdominais. Vinte e oito anos depois, o Onix Plus conta com encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes. Controle de estabilidade, seis airbags e sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas de bebê como itens de série fizeram o novo Onix Plus adquirir nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP.

Desempenho

Os números de performance do Chevrolet Onix Plus igualam modelos de categorias superiores
Divulgação
Os números de performance do Chevrolet Onix Plus igualam modelos de categorias superiores

A Chevrolet diz que o Onix Plus 1.0 turbo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos com câmbio automático de seis marchas. O número está na média da categoria, não ficando muito distante de Virtus , Cronos e Yaris.

Em 1991, o Chevette Júnior demorava inimagináveis 21,6 segundos para atingir essa velocidade - com apenas uma pessoa no habitáculo. Motores “mil” já foram sinônimo de pouca potência, mas este pensamento está cada vez mais ultrapassado.

Eficiência

O Chevette era bem econômico para sua época, mas o péssimo desempenho causou desinteresse
Divulgação
O Chevette era bem econômico para sua época, mas o péssimo desempenho causou desinteresse

Além do veículo ficar mais econômico com motor de três cilindros, as respostas do acelerador são mais rápidas e as emissões de gases tóxicos são reduzidas. De acordo com as leis da termodinâmica, essa é a configuração mais eficiente para qualquer motor.

Isso ajuda a explicar os bons números de consumo do Onix Plus , aferindo 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, além de 12 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com gasolina. Para sua época, os números do Chevette Júnior também eram bons, marcando 9,2 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.

Equipamentos

A central multimídia do novo Chevrolet Onix Plus é uma das melhores do mercado brasileiro
Divulgação
A central multimídia do novo Chevrolet Onix Plus é uma das melhores do mercado brasileiro

Todos os equipamentos que pudessem deixar o veículo minimamente mais caros eram eliminados na base da canetada. A disputa pelo melhor preço no início dos anos 90 fez a Volkswagen tirar o retrovisor externo do lado do passageiro do Gol 1.000, algo inimaginável nos dias de hoje. Mas os tempos dos veículos 1.0 depenados chegou ao fim, e o Onix Plus também é uma boa prova disso.

LEIA MAIS: SUVs com ares de cupê vão invadir o mercado na próxima década

A nova geração da central multimídia MyLink é um dos melhores sistemas do mercado, superando alguns modelos premium como Audi, Volvo e BMW. Há um pacote de conectividade wi-fi que parte de R$ 29,90, em parceria com a Claro, que pode chegar a 20 GB. Dessa forma, os passageiros podem até assistir um filme no Netflix pelo celular ou tablet. Na versão Premier, ainda traz sistema start/stop, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e controle de velocidade de cruzeiro.

Os carros “mil” dos novos tempos são tão equipados quanto modelos médios. Os números de eficiência e desempenho até fizeram a Volkswagen integrar um motor 1.0 de 128 cv de potência no Golf, mas o modelo acabou vendendo menos que o 1.6 MSI (de 120 cv) por conta do preconceito. Talvez tenha chegado a hora de reavaliar os critérios e considerar um veículo 1.0 na sua próxima compra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!