Eficiência energética está na ordem do dia, mas ainda existem alguns modelos com consumo acima do ideal
Divulgação
Eficiência energética está na ordem do dia, mas ainda existem alguns modelos com consumo acima do ideal

Depois das mudanças na gasolina vendida no Brasil, a partir do último dia 3, agora será o diesel que vai mudar, de acordo com a agência de notícias Reuters, que falou com o ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque. Segundo ele, o Brasil não terá oferta suficiente de biodiesel para adicional ao diesel.

Com isso, ainda conforme o ministro, será necessário reduzir provisoriamente a mistura de biodiesel de 12% para 10%. Isso porque 70 % dele vem do óleo de soja, grão que vem sendo exportado cada vez mais para a China.

A medida de redução da porcentagem de biodiesel no Brasil vai contra as recomendações do Rota 2030, uma vez que foi estabelecida a necessidade de reduzir a emissões de gases nocivos no meio ambiente por veículos no Brasil. Conforme as metas, até 2023, a porcentagem de biodiesel precisa atingir 15% para diminuir o material particulado nos combustíveis.

A nova especificação (Resolução ANP 807/20) referente à gasolina no Brasil entrou em vigor em duas fases: a primeira em agosto de 2020 e a segunda em janeiro de 2022. A resolução estabelece que a gasolina comum, tanto a produzida no Brasil como a importada, tenha uma massa específica mínima de 715 kg/m³, modificando o que se pratica atualmente, baseado na ausência de uma regulamentação como essa.

Além disso, a nova especificação também estabelece a necessidade de octanagem mínima do combustível de 92 pela metodologia RON, mais adequada às novas tecnologias de motores que já estão sendo introduzidas no país.

Vale lembrar que a adoção do diesel parafínico renovável (HVO) melhora o desempenho dos motores, evitando problemas como entupimentos de filtros, bombas e bicos injetores que vem sendo observados na medida em que o teor de biodiesel que compõe o diesel comercializado ao consumidor final aumenta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!