O VW Fox aparece como o seminovo mais vendido pela plataforma Instacarro no terceiro trimestre do ano. O modelo da fabricante alemã conseguiu 4,3% do total de negociações e também foi o mais negociado no mês de setembro, com 5,3%. O Citroën C3 ocupa a segunda posição no trimestre, com 4% das negociações no período, e foi o segundo também no levantamento mensal.
Na terceira posição ficou o Renault Sandero , com 3,6%. O Honda Fit e o Hyundai HB20, ambos com 3,4% das vendas, aparecem na quarta e na quinta posições do levantamento no terceiro trimestre de 2020. Na sequência aparecem Ford Fiesta (6º), Fiat Palio (7º), Ford EcoSport (8º e líder entre as SUVs), Ford Ka (9º) e Chevrolet Onix (10º).
1 - VW Fox
Além de ter sido o seminovo mais vendido do terceiro trimestre, o compacto também ficou no topo da lista dos mais vendidos em setembro, com 5,3%, seguido pelo Citroën C3 , com 5,1%. O Ford Fiesta, contudo, foi o terceiro colocado com 3,6%, seguido pelo Honda Fit, quarto com 3,4%, e Fiat Palio, quinto com 3,1%.
Hoje em dia o hatch é vendido apenas com motor 1.6 na linha 2021,mas o carro foi o primeiro da marca a receber o 1.0, de três cilindros, na versão Bluemotion. Além disso, destaca-se pelo espaço interno com encosto do banco traseiro rebatível e boa altura do teto, o facilita levar objetos como vasos de plantas e até bicicletas. Só fuja das versões I-Motion, com câmbio automatizado.
2 - Citroën C3
O hatch manteve o bom desempenho nas vendas na web a partir de julho. Depois de nem figurar entre os dez primeiros no segundo trimestre, assumiu a vice-liderança em agosto e manteve a segunda colocação do ranking com 4% das vendas no terceiro trimestre.
No Brasil, está prestes a ser substituído pela nova geração, que deverá ser fabricada em Porto Real (RJ) a partir de 2021. Patentes do carro já foram registradas no Brasil, onde o modelo terá pequenas diferenças em relação ao europeu. O visual seguirá o estilo adotado no C4 Cactus, do qual também deverá herdar o motor 1.6 Flex Start, o mesmo do Peugeot 208 feito na Argentina.
3- Renault Sandero
O modelo da marca francesa supera os rivais Honda Fit e Hyundai HB20 por pouco. Destaca-se tanto pela relação entre custo e benefício quanto pelo espaço interno um pouco acima da média da categoria de hatches compactos. Mas acaba de mudar na Europa, onde passou a ficar bem mais sofisticado.
No Brasil, o modelo também precisa de mudanças para continuar com apelo no mercado e pode adotar pelo menos alguns detalhes adotados no Velho Continente. Por enquanto a dica importante é que vale a pena optar pelas versões equipadas com os novos motores Sce, disponíveis a partir da linha 2017, lançada no final do ano anterior.
4 - Honda Fit
Ficou empatado com o HB20 no ranking dos seminovos mais vendidos pela Instacarro. É outro modelo que já mudou no exterior e ainda continua uma geração atrás da atual no Brasil. Assim como o VW Fox tem a versatilidade e o espaço interno entre os principais atrativos. Mas continua com o bem conhecido motor 1.5 flex acomplado ao câmbio CVT, que fica devendo mais eficiência.
No Japão, onde a nova geração do Fit já está sendo vendida, o modelo conta com versão híbrida e motores bem mais modernos, como o 1.0, de três cilindros, turbo e direção semiautônoma, capaz de fazer até 23,8 km/l. No Brasil, nos resta aguardar por novidades.
5 - Hyundai HB20
Dos cinco modelos da lista é o que mais recebeu mudanças recentemente. Mas é a geração anterior que está relacionada ao ranking de seminovos. Há quem preferira o estilo do Hyundai HB20 antes de receber as mudanças, principalmente no que se refere à traseira. De qualquer forma, o carro vem com motor 1.0, de três cilindros, que garante bom nível de eficiência.
Nas versões mais equipadas, o sistema multimídia vem até com TV digital. E o porta-malas é um dos maiores da categoria, com 300 litros. Prefira as versões com motores aspirados da antiga geração, já que o turbo não é tão eficiente quanto o da nova.