Um levantamento realizado pela startup Zapay aponta que os motoristas do estado de São Paulo e do Distrito Federal são os que mais recorrem ao parcelamento de multas, licenciamento e outras taxas relacionadas a veículos. A pesquisa foi feita com dados coletados entre julho de 2019 e outubro deste ano pela própria empresa, que opera um sistema de pagamento parcelado de débitos automotivos.
Segundo a empresa, no período da pesquisa, foram realizados 203.666 operações de parcelamento em São Paulo e 140.681 no Distrito Federal. Outros estados com números expressivos dentro da base foram Goiás (86.151), Minas Gerais (78.172) e Paraná (46.537).
Atualmente, a Zapay consegue acessar a base de dados dos Detrans de 22 estados e do Distrito Federal, conseguindo atender a uma cobertura de até 91% da frota brasileira, que segundo dados de setembro do Denatran reune atualmente um total de quase 107 milhões de veículos.
O atendimento aos proprietários é feito pela internet, no site da empresa, ou nos postos dos departamentos de trânsito . A baixa nos débitos acontece somente após a liberação do pagamento, que pode ser feito via cartão de crédito, em até 12 vezes. Em 2021, a empresa pretende começar a atuar também no Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Multas na abordagem
O senador Lasier Martins (Podemos-RS) propós recentemente um projeto de lei que prevê a liberação da cobrança dos débitos no momento de uma abordagem policial, com o objetivo de evitar a apreensão do veículo.
Pelo projeto de lei 4.720/2020, o proprietário teria a opção de pagar, além de multas já registradas, o licenciamento atrasado e débitos com o IPVA e o DPVAT. Mas desde que a única infração constatada no momento da abordagem fosse a irregularidade na documentação do veículo. A proposta ainda tramita no Senado Federal.