Nissan Versa 2021 chega com visual arrebatador para disputar liderança dos sedãs-compactos
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Nissan Versa 2021 chega com visual arrebatador para disputar liderança dos sedãs-compactos

Em um sinal vermelho da Avenida das Américas, o dono de um Audi A3 sedã olha pelo retrovisor, baixa o vidro e vira o pescoço para conferir direito. Mais adiante, é o motorista de um Versa antigo — provavelmente batalhando no Uber — quem tenta ver melhor a novidade que estamos dirigindo. Situações assim se repetiriam ao longo do dia e houve até quem perguntasse: “É novo o Sentra?”

Quando alguém imaginaria que um Versa chamaria tanta atenção nas ruas? Lançado no Brasil em 2011, o sedã sempre foi espaçoso e honesto — mas, por suas linhas desconjuntadas, era um patinho feio. Em sua segunda geração, que chega hoje às lojas, o Versa virou cisne.

Importado do México, o novo modelo estreia em três versões, com preços entre R$ 73 mil e R$ 93 mil. Com a cotação do real despencando, o Versa hecho en Aguascalientes acabou chegando por valores mais altos do que se estimava em janeiro.

Para comparar, os Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 turbo hoje custam de R$ 68.190 a R$ 80.790. Daí que a Nissan agora prefere dizer que os rivais diretos do Versa são o Toyota Yaris sedã (R$ 70 mil a R$ 93.790), os VW Virtus 1.6 e 1.0 turbo (entre R$ 74.950 e R$ 98.950) e o Honda City 1.5 (R$ 65.800 a R$ 90 mil).

O Versa da geração anterior, vale dizer, continuará em linha na fábrica de Resende e, desde agosto,traz o sobrenome V-Drive. Os preços vão dos R$ 59 mil (1.0 básico) aos R$ 78 mil (1.6 completo).

Pode-se dizer o que o novo Versa é um “Kicks sedã”, de tantos que são os componentes compartilhados entre os dois modelos, a começar pela plataforma Nissan V.

O comprimento total do novo Versa (4,49m) é o mesmo de seu antecessor. Já o entre-eixos (2,62m) é míseros 2cm maior que o do V-Drive . Fato é que os dois praticamente empatam em espaço interno, o que não é ruim. A sensação é de se estar a bordo de um sedã médio.

As forrações claras (uma rara opção no Brasil) ajudam nessa impressão de amplitude. Pode-se ter um cinza clarinho como cor predominante, com detalhes pretos, ou o esquema inverso, com o preto como tom principal.

Nesse primeiro contato no Brasil, dirigimos a versão Exclusive, de R$ 93 mil, pintado num belo e vistoso “vermelho scarlet” — exclusivo do Versa topo de linha.

Desde o básico Sense manual, todos os Versa vêm com chave por aproximação e partida no botão. Só o Exclusive, contudo, vem com as forrações de couro claro, de que tanto gostamos. Atrás, sobra espaço para as pernas de adultos, ou uma cadeirinha de criança. O teto que é meio baixo para um passageiro de 1,80m.

O porta-malas, que já era bom, cresceu um pouco, chegando à capacidade de 482 litros. Tem a boca algo estreita, mas mesmo assim alojamos ali, sem esforço, uma bicicleta infantil com rodinhas.

Nada de turbo

Nissan Versa 2021 tem interior bem parecido com o do SUV Kicks, incluindo detalhes como botão de partida e volante
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Nissan Versa 2021 tem interior bem parecido com o do SUV Kicks, incluindo detalhes como botão de partida e volante


O painel é igual ao do Kicks e, a partir da versão intermediária Advance (R$ 83.490), o quadro de instrumentos combina o velocímetro analógico com um grande mostrador configurável digital.

Um detalhe curioso é que o velocímetro também tem marcações em milhas por hora, já que os Estados Unidos são um dos principais mercados do Versa mexicano. As versões Advance e Exclusive trazem ainda do Kicks a tela multimídia de 7".

O trem de força também é igual ao do Kicks: motor 1.6 16v aspirado (114cv) com câmbio CVT com seis marchas simuladas. É, basicamente, o motor do Versa antigo com 3cv extras.

Não foi desta vez que a Nissan trouxe o motor três cilindros turbo — pelo visto, essa opção mais moderna virá com o Magnite, pequeno crossover que entrará na vaga do March em 2022.

A opção pelo velho 1.6 aspirado certamente foi para baixar custos de produção e de manutenção. Pelos números do Inmetro, o consumo é de 11,7km/l na cidade e 13,9km/l na estrada.

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A posição de dirigir é ótima, com ajustes de distância e altura do (bom) volante e um banco muito anatômico, com regulagem de altura desde a versão básica.

O CVT que não permite comandos manuais. O máximo que tem é um botão “S”, para que o motor trabalhe em rotações mais altas.

Pé leve

Nissan Versa tem desenho arrojado e que lembra o de um sedã médio, com alta linha de cintura
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Nissan Versa tem desenho arrojado e que lembra o de um sedã médio, com alta linha de cintura


Todos os comandos são suaves. Pise no acelerador e você se sentirá esticando um elástico, com as reações típicas de um CVT. Eis um carro para ser dirigido com o pé direito leve — e não um modelo para quem ama guiar. Certamente o câmbio manual de cinco marchas deixaria as coisas mais divertidas, mas essa transmissão só sai na versão básica Sense.

No plano e em velocidade de cruzeiro estabilizada, o novo Versa é bem silencioso, denotando capricho nos isolamentos acústicos.

Gostamos muito do acerto de suspensão firme e preciso. Além disso, o topo de linha Exclusive vem com rodas de liga leve calçadas com pneus 205/50 R17 (o básico Sense vem com aros de ferro com calotas e pneus 196/65 R15).

Também merecem destaque no mais caro dos Versa os faróis de LEDs, e sistemas de segurança como sensor de ponto cego, câmeras de 360°, alerta de tráfego cruzado e aviso de esquecimento de objetos no banco traseiro.

Ficha técnica

Nissan Versa 2021

Preço: de R$ 73 mil a R$ 93 mil

Origem: México

Motor: flex, quatro cilindros, 16v, 1.598cm³, potência de 114cv (a 5.600rpm) e torque de 15,5kgfm (a 4.000rpm)

Transmissão: CVT com seis marchas simuladas

Suspensão: McPherson/ eixo de torção

Freios: disco/tambor

Dimensões: 4,49m (c), 2,62m (e-e), 1.131kg (peso) e 482 l (porta-malas)

Desempenho: 0-100km/h em 10s7; máxima de 180km/h

Consumo: 11,7km/l (c) e 13,9km/l (e), com gasolina (Inmetro)

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