A Nissan apresenta a nova geração do Versa , sedã compacto que chega para esquentar a briga com Chevrolet Onix Plus , VW Virtus, Honda City e companhia. A geração anterior teve seu nome alterado para Versa V-Drive, e continuará sendo produzida em Resende (RJ).
Em tempos de dólar na faixa de R$ 5,60, o modelo chega às concessionárias com o benefício do acordo de livre comércio automotivo entre Brasil e México, onde já é o carro mais vendido da categoria. O Nissan Versa parte de R$ 72.990 na versão Sense , passa por R$ 77.990 na versão Sense CVT e segue por R$ 83.490 na Advance CVT . Já a topo de linha Exclusive CVT sai por R$ 92.990.
Para o nosso primeiro contato com o Nissan Versa, a fabricante japonesa disponibilizou a versão Exclusive CVT, que traz acendimento automático dos faróis, banco traseiro bipartido, cluster digital de 7 polegadas com computador de bordo e central multimídia de 7 polegadas com pareamento Apple CarPlay e Android Auto.
Entre os itens exclusivos, o modelo Advance sairá de fábrica com Sem Parar (que deve ser ativado pelo proprietário), câmera 360° de estacionamento, alerta de tráfego cruzado, detector de objetos em movimento e alerta de objetos no banco traseiro. Desde a versão básica, o Nissan Versa conta com 6 airbags, (se igualando ao Onix Plus), controle de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, botão para ignição eletrônica e rodas de aço aro 15.
O acabamento interno chama bastante atenção. A Nissan apostou em boa área em soft-touch no painel da versão Advance, recurso inédito em um segmento que abusa do plástico duro. Há detalhes pintados de preto brilhante e imitação de aço escovado, compondo a áurea de “mini-sedã médio” que os clientes do Versa sempre procuraram.
Conforto e conectividade
A interface nativa da central multimídia com GPS integrado não é das melhores, mas funciona bem quanto está pareado com o sistema operacional do celular – no meu caso, o IOS. O motorista poderá ignorar o celular e acompanhar informações de Waze, Google Maps, WhatsApp e Spotify diretamente no aparelho do veículo.
Encontrar uma boa posição para guiar no Versa é fácil, graças ao volante com ajustes de altura e profundidade. Pode parecer um detalhe irrelevante, mas a profundidade do volante interfere diretamente no espaço que os motoristas mais altos deixam para os ocupantes do banco traseiro.
Você viu?
O porta-malas tem 482 litros de capacidade, superando por muito os 460 litros da geração anterior. As alças no estilo “pescoço de ganso” ainda poderão amassar algumas malas quando o compartimento estiver próximo de sua capacidade total.
Ao volante
Nosso primeiro contato com o Nissan Versa Advance aconteceu no campo de provas do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, onde pudemos levar o sedã compacto ao limite. Nesta geração, o modelo utiliza o mesmo motor 1.6 do Kicks, entregando 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque a 4.000 rpm.
Evidentemente, um motor turbo poderia garantir a entrega do torque cheio em rotações mais baixas, mas o Nissan Versa se mostrou bem competente nas acelerações. Segundo a fabricante, o lançamento pode atingir 100 km/h em 10,7 segundos, ficando na mesma faixa do VW Virtus (10,8 segundos), que também é 1.6 aspirado.
O câmbio CVT foi calibrado para ser suave e eficiente. Graças ao novo recurso D-Step, a transmissão adota comportamento linear da entrega de torque em velocidades até 80 km/h. A partir de 5.500 rpm, o câmbio passa a simular as trocas de marcha como outros veículos CVTs do mercado. Ótimo recurso para garantir ultrapassagens seguras na estrada.
Segundo o Inmetro, o Versa CVT pode marcar 8 km/l no etanol e 11,7 km/l na gasolina na cidade. Na estrada, o sedã afere 10 km/l no etanol e 13,9 km/l na gasolina. Os números voltam a igualar o Volkswagen Virtus 1.6 .
Estratégia campeã
O novo Nissan Versa segue a mesma receita do Kicks e tem tudo para replicar o sucesso do SUV na categoria dos sedãs compactos. Confortável, espaçoso e bonito, iguala o Volkswagen Virtus 1.6 em praticamente tudo, e ainda conta com acabamento de nível superior. O grande empecilho continuará sendo o Chevrolet Onix Plus , que parte de R$ 61.790 na versão LT e continua sendo o modelo mais vendido no segmento.
O novo modelo da Nissan chega às lojas na primeira semana de novembro, com intervalos de revisão de 12 meses ou 10 mil quilômetros. Assim como o Kicks, a garantia do Versa é de três anos, sem limite de quilometragem.