Toyota Corolla Cross é o novo SUV da marca para países emergentes e o primeiro do segmento feito no Brasil com uma versão híbrida
Divulgação
Toyota Corolla Cross é o novo SUV da marca para países emergentes e o primeiro do segmento feito no Brasil com uma versão híbrida

Todos querem tirar proveito do sucesso do Jeep Compass , o SUV médio que já acumula mais de 39 mil unidades emplacadas no Brasil apenas em 2020. Os principais rivais são Chevrolet Equinox, VW Tiguan e Chery Tiggo 5X, mas o modelo está prestes a ganhar um novo concorrente que também será fabricado no Brasil. Estamos falando do Toyota Corolla Cross .

Conforme apurado pelo Motor1, o Toyota Corolla Cross será lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2020. Ele será feito ao lado do Etios em Sorocaba (SP), utilizando a mesma plataforma modular TNGA de sua variante sedã produzida em Indaiatuba (SP).

Com 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e entre-eixos de 2,640 m, o Corolla Cross produzido na Tailândia é pouco maior que um Jeep Compass, mas tem porte menor que o do SUV médio "de verdade" RAV4 , com os seus 4,60 m de comprimento. As medidas podem mudar quando o modelo for produzido no Brasil para abastecer toda a América Latina e Caribe.

Na Ásia, o Toyota Corolla Cross herdou o mesmo conjunto mecânico do sedã. Logo, estamos falando do motor 1.8 com duas variantes: a combustão (entregando 140 cv) e híbrida (com potência combinada de 122 cv). 

Você viu?

Isso dá bons indícios de que o mesmo se repetirá no Brasil, onde o Toyota Corolla Cross terá motor flex 2.0 Dynamic Force de 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com ciclo Atkinson para redução de consumo. A transmissão será CVT de 10 marchas, com primeira marcha para aumentar a agilidade em rotações mais baixas. 

Além do motor a combustão, o Corolla Cross também deverá herdar o motor 1.8 híbrido flex que desenvolve 101 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, com câmbio CVT. A versão Altis Hybrid já corresponde a 25% das vendas do sedã no Brasil, e a Toyota deverá apostar pesado na eletrificação no Corolla Cross. 

O pacote de segurança Toyota Safety Sense segue a mesma linha do Corolla brasileiro e inclui frenagem automática, alerta de desvio de faixa, controle automático de farol alto e o controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo. O Corolla Cross traz ainda o câmera de 360º e monitor de tráfego cruzado na traseira.

O porta-malas, com 487 litros de capacidade, traz tampa com abertura motorizada e acionamento pelo pé, que se soma a uma lista de itens de conforto que inclui banco traseiro reclinável, ar-condicionado automático de duas zonas com saídas na traseira.

O novo Toyota Corolla Cross deverá chegar às concessionárias por valores entre R$ 150 mil e R$ 170 mil para ficar mais barato que o RAV4 . Além dos rivais já existentes em nosso mercado, o modelo terá que competir com o futuro Volkswagen Taos , que também será lançado em 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!