A Ducati revelou na Europa a linha 2021 da naked Monster, evolução da Monster 821 que chega ao mercado trazendo novidades como o novo chassi de alumínio, além do novo motor Testastretta 11° de 937 cilindradas.
O novo quadro dianteiro da Ducati Monster 2021 segue o mesmo conceito construtivo empregado na Panigale V4 e pesa apenas 3 kg, ou 4,5 kg a menos que o utilizado até então na Monster 821 , enquanto o subchassi traseiro ficou 1,9 kg mais leve.
Isso contribuiu para a redução no peso seco da Monster para apenas 166 kg. Menos até do que a menor e menos potente Monster 797 oferecida atualmente no Brasil. De acordo com a Ducati, essas e outras medidas de alívio de peso tiveram como objetivo criar uma moto ainda mais leve e compacta para o uso cotidiano e também esportivo.
Já o motor V2 de 937 cc e equipado com comando desmodrônico, que é compatível com as novas novas de emissões Euro 5 , entrega 111 cv de potência a 9.250 rpm e torque de 9,5 kgfm a 6.500 rpm. Segundo o fabricante, o propulsor foi projetado para favorecer a resposta em baixas rotações, para tornar a pilotagem mais interessante em estradas sinuosas e no uso urbano.
Por padrão, o assento está posicionado a uma distância de 820 mm do solo. Mas é possível baixar essa altura para 800 mm, com um novo modelo de banco que está disponível como acessório. Ou ir até 775 mm, combinando o assento rebaixado com um novo conjunto de molas menores. Na comparação com a antecessora, a nova Monster traz uma posição mais ereta de pilotagem, graças ao guidão 7 cm mais próximo do tórax do piloto.
A Ducati Monster 2021 está disponível nas variações Monster e Monster Plus. Esta última está equipada com um para-brisa aerodinâmico e não traz o assento para o ocupante. O pacote tecnológico com itens como controle de tração, anti-wheelie, controle de largada, seletor de modos de condução, painel com tela TFT de 4,3".