A Apple aparentemente não desistiu do seu projeto de lançar um carro elétrico próprio. É o que aponta uma reportagem que coloca para 2024 a meta da empresa de tecnologia, conhecida pelo celular iPhone, de colocar o seu primeiro automóvel no mercado.
De acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias Reuters , a Apple segue com o desenvolvimento do Projeto Titan — como o carro é conhecido dentro da empresa —, que teve início em 2014, com o desenho dos primeiros esboços. Atualmente, o responsável pelos trabalhos é Doug Field, que retornou para a empresa em 2018 depois de uma temporada como vice-presidente sênior de engenharia na Tesla .
O carro da Apple será equipado com sistema de condução autônoma. Para isso, a empresa avalia o emprego de tecnologias desenvolvidas inicialmente para os celulares. Como o sensor LiDar, presente no iPhone 12 Pro, que utiliza a luz refletida para obter a distância e informações a respeito de determinado objeto.
Diferente de alguns concorrentes, como a Zoox (Amazon) e a Cruise (General Motors) , que projetam veículos para empregá-los em serviços de táxi, o modelo produzido pela companhia baseada em Cupertino, no estado americano da Califónia, será oferecido diretamente ao consumidor final.
O carro da Apple irá trazer uma nova tecnologia de bateria, que substitui o conjunto de "pilhas" individuais empregado atualmente por uma grande célula de energia. Além de ser mais leve e compacto, deverá contribuir para reduzir "radicalmente" o custo do componente — atualmente uma das barreiras para o barateamento dos veículos elétricos —, com um ganho também em autonomia.
Ainda segundo a reportagem da Reuters, ainda não está claro quem será o responsável pela produção desse carro da Apple . Existe inclusive uma chance de a empresa desistir de criar um automóvel próprio e usar toda a tecnologia desenvolvida em um modelo já produzido por uma montadora.