As fabricantes vão continuar apostando nos SUVs em 2021, entre outras razões, porque não apenas é o segmento mais vendido hoje em dia mas também o que pode garantir maior lucratividade. Porém, entre as novidades que chegarão às lojas no ano que vem, algumas não estarão no terreno dos utilitários esportivos e, mesmo que as estiverem, vão caber um pouco melhor no bolso.

Na lista abaixo, mostramos quais são os cinco lançamentos mais em conta que estão sendo esperados para 2021. Do total, apenas dois são hatches compactos e três SUVs , mas numa faixa de preço mais modesta que a maioria, que costuma passar dos R$ 80 mil com facilidade atualmente.

1 - Honda City Hatch

City
Honda City hatch
Honda City hatch: vai custar menos que o Fit, que vai subir de nível e passar a ficar mais sofisticado que o vendido atualmente



A Honda deu o braço a torcer e resolve lançar um hatch compacto fabricado no Brasil para brigar com Chevrolet Onix, Ford Ka, Hyundai HB20, entre outros. Trata-se do City Hatch , modelo compacto de cinco portas que é derivado do sedã de nova geração, lançado na Ásia no ano passado.

Menor do que o Fit, o City Hatch foi lançado em novembro na Tailândia e combina o porte semelhante ao do Chevrolet Onix com um interior configurável como o do monovolume, graças ao sistema de assentos Ultra Seat. Mas, pelo menos num primeiro momento, não deverá ter o novo motor 1.0, turbo, de três cilindros, apenas o bem conhecido 1.5 aspirado.

2 - Toyota Yaris reestilizado

yaris
Divulgação
Toyota Yaris: no mercado asiático, o compacto chama-se Vios e já recebeu as mudanças que serão adotadas no Brasil em 2021



Enfim, o Yaris vai ganhar retoques no desenho assim como em outros mercados, entre os quais o asiático. Com a chegada da novidade, a Toyota também deverá tirar de linha o Etios, que apesar de ter evoluído desde o lançamento, em 2012, não chegou no patamar de vendas esperado.

Mantendo a mesma carroceria do carro lançado em 2013 na Ásia e feita desde 2018 na fábrica de Sorocaba (SP), o Yaris ganhará novos para-choques, rodas de liga leve, e faróis de LED. Já o interior e a gama de motores seguirá sem alterações.

3 - Fiat Argo SUV

Argo
Projeção/Kleber Silva
Fiat Argo SUV: é uma das novidades que a FCA vai lançar em 2021, que terá mais lançamentos que no marcante 2020

Além do Jeep de sete lugares e do Compass com motor 1.3 turbo, outra novidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) esperada para 2021 é o novo SUV compacto baseado no Fiat Argo , que promete ser uma das opções mais em conta entre os utilitários esportivos. E com desenho arrojado, como mostra a projeção do designer Kleber Silva .

Seguindo o estilo do concorrente direto Volkswagen Nivus , o SUV do Argo será um SUV-cupê, que terá uma carroceria com elementos de estilo vindos da picape Toro combinados com os novos motores 1.0 e 1.3 turbo que serão produzidos na fábrica da Fiat em Betim (MG).

4 - Nissan Kicks renovado

Kicks
Divulgação
Nissan Kicks 2021 (EUA): a versão vendida no Brasil no ano que vem será igual a que já está disponível no mercado norte-americano

Depois do Sentra vindo do México, a Nissan vai lançar a versão renovada do Kicks no Brasil, SUV que foi lançado no País há quatro anos. Portanto, está mais do que na hora de adotar mudanças mais significativas. O carro vai ganhar uma reforma no desenho, seguindo o mesmo padrão adotado nos EUA e outros mercados, com grade frontal maior, faróis espichados e largas entradas de ar embutidas no para-choque.

A versão híbrida terá que esperar mais um pouco no Brasil. O Kicks renovado vai continuar equipado com o mesmo motor 1.6 flex do atual, que pode funcionar com câmbio automático do tipo CVT ou manual de cinco marchas. No interior, uma das poucas novidades ficará por conta da atualização da central multimídia.

5 -Novo Chery Tiggo 2

Chery
Divulgação
Chery Tiggo 2: frente bem diferente e arrojada que a atual, mas a traseira continuará quase sem mudanças no SUV da marca chinesa

Com frente toda nova, o Tiggo 2 passará a ter visual mais arrojado, apesar da traseira ficar quase igual, sem mudanças. Além disso, o interior contará com outra central multimídia, com tela de 8 polegadas e compatível com Apple Car Play e Android Auto entre as principais novidades.

No conjunto mecânico também serão encontadas boas mudanças. O motor 1.5 dará lugar ao novo 1.0, turbo, de três cilindros, que poderá funcionar com câmbio CVT. A marca chinesa também vai alterar a calibração de componentes como direção e suspensão para tornar o SUV mais agradável e seguro de dirigir.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários