Todas as fabricantes estão intensificando seus investimentos em SUVs . A categoria já corresponde a 33% das vendas de automóveis novos no Brasil, superando hatches compactos e de entrada, que correspondem a 29% e 12% do mercado, respectivamente.
Neste cenário, dormir no ponto é perder dinheiro. Partindo disso, a reportagem do iG Carros lista os cinco SUVs totalmente inéditos que serão lançados no Brasil ao longo de 2021, excluindo modelos que serão apenas renovados, como Nissan Kicks, Renault Captur e Chevrolet Equinox.
1 - Ford Bronco Sport
A Ford sabe a receita para vender SUVs no Brasil. O EcoSport foi um grande sucesso ao longo de anos, mas acabou ficando menos interessante com a chegada de adversários mais modernos. A nova estratégia da marca inclui o Territory, lançado na metade desde ano, e no Bronco Sport , marcado para 2021.
O modelo virá do México, com o novo motor 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta, desenvolvendo 184 cv a 6.000 rpm e 26,3 kgfm a partir de 3.000 rpm. O câmbio será automático de seis velocidades. Entre suas principais características, o Bronco apostará em um design aventureiro que lembra bastante o Land Rover Defender.
O Bronco Sport será importado do México, e deverá ocupar uma faixa de preço entre R$ 120 mil e R$ 170 mil, para preencher a lacuna entre a versão mais cara do EcoSport e o modelo de entrada do Territory.
2 - VW Taos
A Volkswagen admite que demorou para investir na categoria dos SUVs. Durante muitos anos o caríssimo Touareg era a única opção, até o lançamento do Tiguan, que também é inacessível para a maioria da população. Hoje, a fabricante tem uma das maiores gamas de utilitários esportivos do mercado, do Nivus ao Tiguan, e pretende expandir o repertório em 2021.
O VW Taos não terá novidades na mecânica, apostando no mesmo motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque de Jetta e T-Cross. O câmbio será automático de seis velocidades. No pacote de tecnologia, o futuro rival do Jeep Compass conta com sistema de frenagem automática em manobras, detector de pedestres e regulagem dinâmica dos faróis.
O Taos será fabricado em Pacheco (Argentina), e chegará ao Brasil apenas no ano que vem. As versões de entrada deverão ficar na faixa de R$ 120 mil, enquanto os modelos mais caros poderão custar até R$ 150 mil. Sua chegada poderá decretar o fim das versões de cinco lugares do Tiguan Allspace, para evitar a “canibalização” de produtos.
3 - Nissan X-Trail
O lançamento do X-Trail em 2021 não será necessariamente a chegada de um modelo inédito, mas sim um retorno muito aguardado. O SUV médio já foi vendido por aqui entre 2005 e 2009, mas acabou passando em branco pelo valor elevado. O modelo previsto para 2021 tem a missão de colocar a Nissan no mapa da categoria.
O novo X-Trail terá motor 2.5 aspirado de 183 cv de potência e 25 kgfm de torque, com transmissão automática do tipo CVT. Destaque para o pacote de segurança, onde o modelo integra sistema de frenagem de emergência, diversos radares e sistema de tráfego.
O SUV X-Trail ainda não tem data para chegar ao Brasil. Ele será importado do Complexo Industrial de Aguascalientes, no México, e será beneficiado pelo acordo de livre comércio entre os países.
4 - Toyota Corolla Cross
O Toyota Corolla Cross será lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2021. Ele será feito ao lado do Etios em Sorocaba (SP), utilizando a mesma plataforma modular TNGA de sua variante sedã produzida em Indaiatuba (SP).
Por aqui, terá motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com ciclo Atkinson para redução de consumo. A transmissão será CVT de 10 marchas, com primeira marcha para aumentar a agilidade em rotações mais baixas.
Além do motor a combustão, o Corolla Cross também deverá herdar o motor 1.8 híbrido flex que desenvolve 101 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, com câmbio CVT. A versão Altis Hybrid já corresponde a 25% das vendas do sedã no Brasil, e a Toyota deverá apostar pesado na eletrificação no Corolla Cross.
5 - Novo SUV da Fiat
Pouco se sabe sobre o SUV compacto que a Fiat irá lançar em 2021, mas é certo que ele será para o Argo o que o T-Cross é para o Polo. Logo, o designer Kleber Silva elaborou uma projeção, revelando como um utilitário esportivo da Fiat ficaria com as características de seu hatch mais vendido.
No conjunto mecânico, a grande novidade será a nova linha de motores turbinados. No caso da versão 1.0 turbo, estima-se que a potência máxima ficará em 125 cv e no 1.3, em torno de 185 cv, com bloco de alumínio, injeção direta de combustível, controle eletrônico das válvulas de admissão, entre outros recursos. Além disso, o novo SUV do Argo poderá contar com novo câmbio automático CVT.