A Toyota registrou novas patentes nos Estados Unidos, revelando planos de um sistema autônomo que permitirá que seus carros passem no lava-rápido sem a assistência do motorista. Junto das imagens, a fabricante japonesa publicou um pequeno resumo da nova tecnologia.
A patente prevê que o lava-rápido deverá contar com instalações especiais para receber veículos autônomos, como sensores e um sistema inteligente de gerenciamento. A rede integrada entre o carro e o lava-rápido também saberá se o veículo está sujo, e levará em conta as condições climáticas do dia.
Com a nova tecnologia, a Toyota coloca ponto final em um dos maiores questionamentos sobre o futuro dos carros autônomos. Se veículos deixam de ser propriedade privada de alguém, como eles serão limpos e higienizados?
Outras patentes curiosas
A Toyota adora publicar patentes curiosas sobre o futuro. Em 2019, a marca sugeriu um borrifador de fragrâncias para perfumar o carro. Porém, a grande sacada do sistema é que ele poderia borrifar spray de pimenta em ladrões que tentassem dar partida forçada no carro.
O público não reagiu tão bem ao recurso na internet. E se ocorrer uma falha no sistema e o borrifador lançar spray de pimenta no proprietário? Ele também poderia ser liberado após uma batida? Um mecânico teria que desabilitar o sistema para fazer a manutenção em segurança? Vale lembrar que o fato do sistema já aparecer patenteado não significa que a Toyota irá lançá-lo.