Do Rio Grande do Norte, que livra o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de veículos fabricados há mais de 10 anos, a Santa Catarina, que não cobra o tributo daqueles com mais de 30 anos de estrada, cada estado brasileiro tem liberdade para definir quais são as regras de isenção da cobrança.
No Estado de São Paulo, a regra de isenção do IPVA 2021 prevê que os carros produzidos em 2000 já estão livres da tributação, que é calculada com base em um percentual do valor médio do veículo na Tabela Fipe.
Confira abaixo alguns modelos de carros raros ou interessantes que estão isentos da cobrança do IPVA a partir deste ano.
1 - Audi A3 Turbo (180 cv)
Lançado como importado no Brasil em 1997, o hatch médio Audi A3 ganhou produção nacional dois anos depois, quando passou a ser feito junto do Volkswagen Golf de 4ª geração na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
A versão de topo do A3 trazia inicialmente um motor 1.8 turbo de 150 cv. Mas no ano 2000, esse mesmo propulsor foi recalibrado para desenvolver 180 cv, permitindo ao hatch atingir 228 km/h de velocidade máxima.
2 - Ford Explorer Limited
Muito antes da popularização dos SUVs, esses utilitários esportivos estavam restritos a um público endinheirado. Um dos modelos mais interessantes do ano 2000 no mercado brasileiro era o Ford Explorer Limited.
Importado dos Estados Unidos, é um modelo raro no Brasil, que se diferenciava das versões de seis cilindros pelo visual exclusivo e pelo motor 5.0 V8 a gasolina de 218 cv. Mas cobrava caro pela potência extra, com um consumo urbano que não ultrapassava os 4 km/l.
3 - Honda CR-V
E por falar em SUV, o ano de 2000 marcou também a estreia no mercado brasileiro do Honda CR-V . Em sua primeira geração, o modelo feito sobre a base do Civic trazia uma proposta diferente dos grandes utilitários esportivos americanos, com dimensões mais compactas e plataforma monobloco.
O modelo era equipado com um motor 2.0 de 147 cv, que podia ser combinado com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Mas sempre com tração integral.
4 - Peugeot 406 Coupé (210 cv)
Um dos modelos mais interessantes da gama da Peugeot em 2000 era o 406 Coupé , que trazia uma bela carroceria de linhas arredondadas, projetadas pelo estúdio italiano Pininfarina (na época, ainda responsável pelo desenho dos carros da Ferrari).
Naquele ano, o modelo começou a ser oferecido no mercado brasileiro com uma variação de 210 cv do motor 3.0 V6, que era combinado a um câmbio automático de quatro marchas. Atualmente, não é um modelo muito fácil de se achar, com preços que facilmente ultrapassam os R$ 40 mil.
5- Volkswagen Saveiro G3
Lançado no ano anterior, o Gol G3 impressionou o público brasileiro da época com detalhes como os faróis de dupla parábola e o interior com visual bem atual, com elementos que lembravam muito os Volkswagen importados.
Essas evoluções chegaram a picape leve Saveiro no ano 2000. Apesar de não contar com a opção do motor AP 2.0, trazia como opção mais potente o adequado AP 1.8 de 99 cv, além de contar com uma lista de equipamentos que poderia incluir desde rodas de liga leve até freios ABS e airbags.