A Apple confirma que retomou o desenvolvimento de um novo veículo autônomo 100% elétrico, mas seu lançamento não deve acontecer em um futuro próximo. De acordo com a marca da maçã, o modelo deve levar entre 5 e 7 anos para chegar ao mercado.
Segundo a Bloomberg, pessoas próximas ao projeto ressaltam que a pandemia causada pelo novo coronavírus atrasou os planos da Apple . No momento, o time de engenharia envolvido no desenvolvimento do veículo inédito está trabalhando de casa, com horários reduzidos.
A Apple manifestou o plano de entrar no segmento dos carros elétricos, muito impulsionado pela Tesla , em 2014. Dois anos depois, a marca do iPhone decidiu abortar o projeto para trabalhar apenas na criação de um sistema de gerenciamento para veículos autônomos, causando a demissão de muitos engenheiros entre 2016 e 2019. A confirmação da retomada veio apenas no final do ano retrasado.
O primeiro carro elétrico da Apple deverá surgir entre 2026 e 2028, segundo pessoas próximas ao projeto consultadas pela Bloomberg. Ele terá a assinatura do antigo vice-presidente de engenharia da Tesla, Steve MacManus, contratado pela marca de celulares e dispositivos de tecnologia em 2019. A Apple também recrutou um ex-funcionário da BMW, Jonathan Sive, como chefe-sênior do projeto.