Produzido no México entre 2005 e 2020, o Ford Fusion era considerado um sedã médio na América do Norte, que enfrentava modelos como o Toyota Camry e o Honda Accord . Para isso, apostava em uma plataforma e conjunto mecânico em grande parte desenvolvidos pela Mazda, marca japonesa que na época contava com uma grande participação acionária da Ford. No Brasil, o sedã chegou em 2006, pouco depois do seu lançamento internacional.
Aqui o Ford Fusion era considerado um carro de prestígio e acabou encantando o público com a combinação de porte avantajado e bom preço, liderando entre os sedãs grandes logo em seu ano de estreia, com pouco mais de 7 mil unidades emplacadas. O sedã foi um dos primeiros automóveis a ganhar uma versão híbrida no mercado brasileiro, em 2010, reflexo da popularidade que teve por aqui ao longo de quase toda a sua vida.
O Fusion deixou de ser produzido em julho do ano passado, mas pouco antes disso a marca já havia anunciado o seu fim no Brasil. Reflexo da decisão da marca de focar no desenvolvimento e produção de SUVs . Confira abaixo algumas versões do modelo que não tivemos no Brasil.
1 - Fusion S
Nos Estados Unidos, o Fusion tinha um posicionamento de mercado diferente do mercado brasileiro, que dava margem para que o sedã tivesse versões bem menos equipadas quando comparadas ao topo de linha SEL da primeira geração.
Equipada com o motor 2.3, de quatro cilindros e 162 cv, trazia bancos de tecido e deixava de lado os faróis de neblina. Já as rodas de liga leve só estavam disponíveis como opcional.
2 - V6 Flex
Outra variante da primeira geração do Fusion que nunca foi oferecida oficialmente no Brasil era a convertida para rodar com o gasolina e também com o combustível E85 oferecido nos postos dos Estados Unidos.
O E85 é um combustível que traz 85% de etanol e 15% de gasolina em sua composição, o que exigiu a recalibração do motor 3.0 V6, que desenvolvia 243 cv. Por aqui, teríamos uma versão Flex do Fusion somente na segunda geração, lançada em 2013. E apenas com o motor 2.5, de quatro cilindros, inclusive, com a rara opção de câmbio manual.
3 - Híbrido Plug-in
A versão híbrida do Fusion foi lançada no mercado internacional em 2009, ainda na primeira geração do modelo. Mas um híbrido plug-in só foi lançado nos Estados Unidos em 2013, na segunda geração.
Com o nome de Fusion Energi, tinha uma potência combinada de 265 cv (75 cv a mais do que no híbrido convencional vendido por aqui) e podia rodar até 35 km apenas utilizando o propulsor elétrico.
4 - Fusion Sport
Na segunda geração do Fusion, a Ford seguiu a tendência do downsizing e trocou os motores de seis cilindros por outros sobrealimentados, de quatro cilindros.
Essa estratégia só mudou em 2016, quando a marca lançou uma versão Sport do sedã, que trazia suspensão com ajuste esportivo e um motor 2.7 V6 de 325 cv.
5 - "Fusion" SW
Lançada em 2014, a quarta geração do europeu Ford Mondeo era basicamente o Ford Fusion das Américas com algumas alterações visuais e a opção de motores a diesel.
Mas isso não impediu que a marca desenvolvesse uma variação específica do modelo para o lado de lá do Atlântico. Feita na Espanha, a perua Mondeo (ou seria Ford Fusion ?) Estate ainda é vendida na Europa, com motorizações diesel ou híbrida.