O anúncio do encerramento da linha de veículos nacionais da Ford
colocaria um ponto final na Troller
, a última fabricante brasileira do mercado. Mas segundo o colunista Victor Ximenez, do Diário do Nordeste
, o governo do Ceará busca investidores para manter a fábrica da Troller em Horizonte, o que poderia garantir sua sobrevivência. A informação não foi negada pela fabricante americana.
A informação é compatível com a apuração da Auto Esporte, que divulgou que executivos do alto escalão da Troller defendem a venda das operações, ação que pode salvar mais de 470 empregos em Horizonte, além de suas 18 concessionárias espalhadas pelo Brasil. Apesar da expectativa para a venda, ainda não há interessados na aquisição da marca Troller ou de sua fábrica.
O complexo que atualmente produz o aventureiro T4 continuará funcionando até o quarto trimestre de 2021, segundo o comunicado oficial da Ford.
Troller
A Troller foi fundada em 1995 pelo empresário cearense Rogério Farias, com foco na produção de veículos aventureiros. Ao longo de seus primeiros dez anos, a marca se destacou com o lançamento dos modelos RF Sport e T4, atraindo a atenção da Ford em 2007.
A Ford manteve as operações da Troller em Horizonte, mas incorporou departamentos de marketing, pós-vendas e atendimentos à fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Este complexo também foi fechado em 2019 como parte da reestruturação global, colocando fim na vida do hatch Fiesta e da linha de caminhões.
Ford
As primeiras movimentações da Ford do Brasil aconteceram em 1919, quando toda a sua linha de veículos (o automóvel T e o caminhão TT) era importada dos Estados Unidos. As operações começaram num armazém na Praça da República, em São Paulo, passando em seguida para o bairro do Bom Retiro.
Nos anos 50, o galpão da Ford foi movido para a Vila Prudente – e apenas em 1967 foi inaugurada a fábrica de São Bernardo do Campo (SP). De lá, saíram modelos como Escort, Corcel, Belina, Verona, Maverick, Fiesta e Courier.
A Ford produzia os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport na fábrica de Camaçari e o 4x4 Troller T4, em Horizonte, além de operar uma fábrica de motores e transmissões em Taubaté (SP). Nas fábricas de Taubaté e Camaçari, será mantida apenas a produção de autopeças para atender ao mercado de pós-venda.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global . Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.”, destacou o CEO da Ford , Jim Farley, em nota divulgada pela empresa.