O Grupo Renault divulga os pontos do plano estratégico Renaulution , que prevê até 2025 o lançamento de 14 modelos eletrificados. Metade deles 100% elétricos, baseados nas novas plataformas CMF-EV e CMF-B EV, numa lista que irá incluir até a recriação do icônico hatch compacto Renault 5.
Produzido em duas gerações, entre 1972 e 1996, o antecessor do Renault Clio foi revelado em sua versão "2021" como o conceito 5 Prototype. Seguindo o que a Fiat fez com o 500, o time de design comandado por Gilles Vidal se baseou nas linhas básicas do carro original para criar uma reinterpretação moderna do hatch.
Pensado como um veículo 100% elétrico, o 5 Prototype teve a entrada de ar no capô transformada em uma tampa para a tomada de recarga das baterias. Já o espaço dos faróis de neblina no carro original passou a comportar as luzes diurnas de LED, enquanto as lanternas traseiras verticais ganharam aletas aerodinâmicas. Outro detalhe de estilo incomum do conceito é o teto forrado em tecido.
A marca francesa não deu detalhes sobre a mecânica e nem a data para o lançamento da versão de produção do compacto elétrico, que segundo a empresa terá a missão de "democratizar o carro elétrico" na Europa.
Elétricos e modernos
Ainda dentro do plano Renaulution, a marca francesa quer passar a ser vista como uma marca tecnológica. Além da criação do ecossistema digital Software République , que irá focar no desenvolvimento de novas tecnologias, os carros da Renault vão incorporar a partir do próximo ano a nova central multimídia My Link, com tecnologia fornecida pelo Google e que vai permitir a integração dos serviços da empresa americana aos veículos.
Outra iniciativa da Renault será a criação de um centro de reciclagem de automóveis e de conversão de veículos comerciais a diesel em veículos movidos a biogás e elétricos na fábrica francesa de Flins, que atualmente é responsável pela produção do elétrico Zoe.