Quem não comprou carro durante a Black Friday do ano anterior costuma esperar a virada para encontrar melhores condições de mercado. Mas e se for possível extrair um valor superior de revenda para lucrar mais na hora de se despedir do seu seminovo e garantir um modelo zero quilômetro na garagem?

A reportagem do iG Carros oferece 5 dicas para valorizar o veículo seminovo na hora da revenda . Acompanhe as sugestões.

1 - Regularize pendências

Pendências com a legislação devem ser resolvidas antes da venda
Serpro
Pendências com a legislação devem ser resolvidas antes da venda

Nada desanima mais um comprador do que pendências chatas com a legislação de trânsito. Sinistro, financiamento, multas, licenciamento, transferência de placa e IPVA devem ser quitados pelo motorista que pretende se desfazer do veículo.

Mesmo se o carro estiver bem conservado, será difícil agradar o novo proprietário. O único trabalho que o cliente quer ter é efetuar o pagamento, dar baixa na transferência do veículo e sair guiando. Portanto, se você quer valorizar seu seminovo, é melhor resolver todas as pendências antes.

2 - Arrume pequenas imperfeições

O veículo deve
Reprodução
O veículo deve "sorrir" para o cliente na hora da venda; logo, pequenas imperfeições podem atrapalhar

Vender um automóvel com pequenas imperfeições é possível, mas esses detalhes acabam reduzindo o valor do modelo para o novo dono. Os vendedores profissionais gostam de dizer que o veículo deve “sorrir” para o cliente na hora da venda. E uma ralada no para-choque pode afetar a compra. 

Se a mecânica está em ordem, o cliente precisa de provas. Por isso, notas fiscais de serviços de manutenção devem ser guardadas para adicionar valor ao veículo. O novo proprietário ficará muito satisfeito e empolgado de saber que o antigo dono foi cuidadoso, mesmo se você estiver pedindo mais pelo veículo.

Você viu?

3 - Retorne à originalidade

Antes de vender seu seminovo, coloque as rodas original e retome a suspensão de fábrica
Divulgação
Antes de vender seu seminovo, coloque as rodas original e retome a suspensão de fábrica

Pode ser que algumas modificações , como trocar a roda ou rebaixar a suspensão, não agradem o interessado, que busca sempre a originalidade. Isso também vale para a mecânica. Um veículo “chipado”, com abafador e outras alterações de motor vale bem menos do que o correspondente original. Portanto, se você quer se desfazer rápido do seu carro e tirar proveito da venda, é melhor retornar à originalidade estética.

Nem todas as alterações depreciam um veículo. Se o modelo saiu de fábrica com rádio simples e você instalou uma central multimídia completa com DVD, por exemplo, pode ser que consiga extrair um valor superior para recuperar parte do dinheiro na venda.

4 - Mantenha a manutenção em dia

Você deve guardar todas as ordens de serviço e notas fiscais que comprovem a manutenção do veículo
Divulgação
Você deve guardar todas as ordens de serviço e notas fiscais que comprovem a manutenção do veículo

O carro pode estar perfeito, mas sem comprovantes que mostrem a regularidade das manutenções , você ainda poderá estar dando margem para o comprador ficar desconfiado sobre o que pode vir em seguida. É importante manter o veículo em ordem e guardar notas de serviço e peças trocadas, como comprovação. 

Se o dono atual colocar dúvidas na cabeça do possível novo proprietário, poderá ser alvo de uma pechinchada a mais, ou até perder o negócio.

5 - Venda você mesmo

A consignação paga aos lojistas pode reduzir o lucro na hora de vender o seminovo
Divulgação
A consignação paga aos lojistas pode reduzir o lucro na hora de vender o seminovo

A consignação paga aos lojistas pode acabar com o lucro na hora de vender seu seminovo. A melhor atitude é anunciar o próprio automóvel nos principais classificados automotivos para salvar um pouco mais do valor final. 

Antes de fazer o anúncio, dê uma garimpada em modelos similares. Você pode acabar encontrando um grande diferencial que justifique o valor mais elevado, como estado de conservação, quilometragem ou alguma característica rara no veículo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!