A picape Toyota Hilux foi lançada no Japão em março de 1968, com a proposta de ser um veículo de carga mais sofisticado do que a média, incorporando características visuais e o ambiente na cabine dos carros de passeio. O que explica a origem do seu nome, que é uma combinação das palavras "High (alto)" e "Luxury (luxo)".
A Toyota Hilux está em sua 8ª geração e ficou conhecia no mundo por conta de sua robustez, sendo transformada até em veículos militares improvizados em conflitos na África e Oriente Médio. O modelo é produzido em fábricas na África do Sul, Tailândia, Paquistão e Argentina, de onde vem a picape que é vendida no mercado brasileiro.
O modelo chegou ao Brasil no início dos anos 1990, com a abertura do mercado brasileiro aos importados. Em sua 5ª geração, vinha inicialmente do Japão, passando a ser feita na Argentina a partir de 1997. Confira abaixo as variações da Hilux que nunca foram oferecidas por aqui.
1 - Volkswagen Hilux
![Volkswagen Taro: fruto de um acordo com a Toyota para a marca alemã ter uma picape média na Europa Volkswagen Taro: fruto de um acordo com a Toyota para a marca alemã ter uma picape média na Europa](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8r/dn/ge/8rdngeditcm450to8fvigyl6m.jpg)
A 5ª geração da Toyota Hilux chegou a ser produzida entre 1989 e 1997 também na fábrica de Hannover (Alemanha) da Volkswagen, com o nome de Volkswagen Taro
.
Praticamente idêntico ao modelo feito no Japão, recebia apenas os logotipos “VW” e era parte de um acordo entre os dois fabricantes para que a empresa alemã tivesse uma picape média em sua linha de veículos comerciais na Europa.
2 - Hilux Sport Rider
![Toyota Hilux Sport Rider: SUV antecede o SW4 com carroceria fabricada pela empresa Thai Auto Works Toyota Hilux Sport Rider: SUV antecede o SW4 com carroceria fabricada pela empresa Thai Auto Works](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dt/il/uw/dtiluwbaxz4nksk10ou5zfisv.jpg)
Nunca oferecida no Brasil, a 6ª geração da Hilux servia de base na Tailândia para o SUV Hilux Sport Rider
, modelo produzido especificamente para o mercado local.
Você viu?
Espécie de ancestral do atual SW4 , o modelo tinha uma carroceria construída pela empresa Thai Auto Works e era vendido como um produto oficial da marca japonesa em sua rede de concessionários.
3 - TRD Hilux 4000SL
![Toyota TRD Hilux 4000SL: com apelo esportivo, picape vem com motor sobrealimentado, de 306 cavalos de potência Toyota TRD Hilux 4000SL: com apelo esportivo, picape vem com motor sobrealimentado, de 306 cavalos de potência](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dn/fx/q5/dnfxq5i6xkped1pdal776o779.jpg)
A 7ª geração da Toyota Hilux era comercializada no mercado australiano na versão TRD Hilux 4000SL
, que se destacava pelo visual e pelo conjunto mecânico inspirado nos carros esportivos.
As modificações eram feitas pela filial australiana da Toyota em unidades importadas da Tailândia. O coração do modelo era o motor 4.0 V6 a gasolina, que recebia um compressor volumétrico para desenvolver 306 cv e fazer a picape acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.
4 - Hilux de suspensão baixa
![Toyota Hilux Revo Z Edition: combina suspensão que deixa menor vão livre do solo com tração 4x2 Toyota Hilux Revo Z Edition: combina suspensão que deixa menor vão livre do solo com tração 4x2](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2e/jy/ko/2ejyko6n4asr6e2tb91vulr5f.jpg)
Independente do sistema de tração escolhido, a Toyota Hilux de 8ª geração montada na fábrica de Zárate (Argentina) sempre tem o conjunto de suspensão mais alto, previsto inicialmente para as variações 4x4.
Mas na Tailândia, onde a picape atual é vendida como Hilux Revo, o consumidor pode optar pela variação Z Edition . Com cabine dupla ou estendida, combina a suspensão baixa e a tração 4x2 com um motor 2.4 turbodiesel de 150 cv.
5- Hilux Revo Rocco
![Toyota Hilux Revo Rocco: feita na Tailândia, vem com uma série de itens exclusivos, com apelo aventureiro Toyota Hilux Revo Rocco: feita na Tailândia, vem com uma série de itens exclusivos, com apelo aventureiro](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9n/rb/tp/9nrbtpvcegjg8wve70ednv7tv.jpg)
Além do visual reestilizado lançado no Brasil no final do ano passado, a Hilux é oferecida na Tailândia numa variação que recebe o nome de Revo Rocco.
Versão de topo da Toyota Hilux no país asiático, traz dianteira com grade e para-choque diferentes do restante da linha, além de molduras nas laterais e rodas com visual exclusivo.
O motor pode ser o 2.4 diesel de 150 cv ou o mesmo 2.8 turbodiesel de 204 cv da picape argentina, com tração 4x2 ou 4x4 e câmbio automático de seis marchas.