Seguindo o anúncio da General Motors, a Nissan confirmou que toda sua gama de veículos será eletrificada até 2030 nos principais mercados em que atua – incluindo Japão, China, Europa e Estados Unidos. Isso não significa que a fabricante japonesa irá abandonar completamente o uso de combustível fóssil, uma vez que o aperfeiçoamento da tecnologia híbrida e-Power continua nos planos.
“Estamos determinados a ajudar na criação de uma sociedade neutra em emissões de carbono para acelerar o combate ao aquecimento global”, afirma Makoto Uchida, CEO da Nissan. “Nossa gama de veículos eletrificados vai continuar em expansão em todo o mundo”.
Além do desenvolvimento de novos veículos híbridos e elétricos , a Nissan quer tornar sua produção sustentável, reduzindo emissões de gases causadores do efeito estufa que estão afetando o planeta.
A Nissan também anunciou que está desenvolvendo um novo sistema descentralizado de baterias que poderá armazenar energia sustentável para prédios comerciais, residências e outras instalações.
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E o Brasil?
O Brasil está longe de ser um dos principais mercados para a Nissan no mundo. A marca inaugurou sua fábrica em Resende (RJ) em 2014, quando se imaginava que as vendas de automóveis logo chegariam a 4,5 milhões de unidades por ano no Brasil. Mas, desde então, as vendas apenas caíram. Agravando essa situação, veio a pandemia causada pelo novo coronavírus .
A marca nunca escondeu o interesse de produzir uma versão híbrida do Kicks no Rio de Janeiro. Os planos, entretanto, acabaram sendo postergados, conforme anunciado pelo presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva. “Estamos estudando decisões para os próximos cinco anos. Nada foi cancelado, mas postergar investimentos faz parte”, lamentou o executivo.
A Nissan tem apenas um veículo no catálogo de veículos eletrificados no Brasil: o Leaf, hatch que parte de R$ 239.990 e é movido 100% por eletricidade. Ainda em 2021, a marca deverá lançar o SUV médio X-Trail para disputar uma fatia do mercado do Jeep Compass. O modelo é aguardado no segundo semestre com ao menos uma versão híbrida.
Já o Kicks e-Power deverá ficar para uma próxima geração, já que a marca deve atualizar o modelo lançado em 2016 em meados do segundo semestre de 2021.