A Honda trabalha atualmente no desenvolvimento de uma moto da categoria sport tourer baseada na mecânica CRF1100L, a variação mais recente da Africa Twin, que foi mostrada no ano passado no mercado europeu e já está confirmada para o Brasil.
É o que aponta uma reportagem da publicação alemã Motorrad , com base em um pedido de registro de patente do nome " NT 1100 " feito pela Honda na Europa. Essa nomenclatura colocaria o novo modelo como um sucessor espiritual da Deauville NT700V, moto equipada com um motor V2 vendida no mercado europeu até 2013, e na mesma categoria de modelos como a Kawasaki Versys 1000 e BMW S 1000 XR , ambas disponíveis no Brasil.
O motor 1100 deverá ser o mesmo da Africa Twin . Um propulsor bicilíndrico de refrigeração líquida recentemente atualizado no mercado europeu, com cilindrada aumentada e adequado às normas Euro V e que desenvolve 102 cv e 10,7 kgfm.
Já o visual da NT 1100 será inspirado no conceito CB4X, mostrado pela Honda no Salão de Milão de 2019 e que traz uma posição de guiar muito parecida com a vista por aqui nas CB 500X e NC 750X.
Seguindo essa proposta, o chassi deverá ser completamente distinto da Africa Twin . No ano passado, a marca japonesa registrou a patente de dois novos modelos de quadro: um do tipo treliça com elementos de alumínio para acomodar o quadro traseiro e o braço oscilante e um outro, que adota um tubo central em aço e um quadro em garfo sob o motor.
Ainda segundo a publicação alemã, a Honda deve adotar este último modelo de quatro, que usa o motor como elemento estrutural, na nova NT 1100 . O lançamento internacional do modelo deverá acontecer em 2022.