Não faz muito tempo, a barreira de preço dos R$ 100 mil era ultrapassada somente a partir das versões intermediárias de modelos médios como o Honda Civic e o Toyota Corolla.
Mas esse cenário vem mudando nos últimos anos e vários modelos de carros nacionais , incluindo alguns compactos, já contam com versões acima dessa faixa de centena de milhares de reais.
Situação que ganhou força nos últimos 12 meses, com os reajustes provocados por fatores como a desvalorização da moeda brasileira e os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a cadeia produtiva. A reportagem do iG Carros montou uma lista com cinco modelos que já custam mais de R$ 100 mil. Confira a seguir.
1 - Chevrolet Spin Premier
O Chevrolet Spin
nasceu em 2012, como um monovolume feito sobre a então nova plataforma GSV, ainda utilizada nos modelos Joy e Joy Plus, para substituir de uma só vez os modelos Meriva (derivada do compacto Corsa) e Zafira (do médio Astra).
Muito popular entre os taxistas e famílias que buscam um modelo baratol de sete lugares, o Chevrolet Spin já não pode ser mais considerado tão acessível assim. Opção de entrada com a terceira fileira de bancos, a Premier usa um motor 1.8 de 111 cv combinado a um câmbio automático de seis marchas. Custa R$ 100.290.
2 - Renault Duster Iconic
Lançado no mercado brasileiro em 2011, o Renault Duster
se destacou em seus primeiros anos de mercado por combinar a carroceria de SUV compacto com o preço relativamente baixo para a categoria, tendo inclusive uma versão 2.0 4x4 que custava menos de R$ 100 mil.
Mas a coisa começou a mudar a partir do ano passado, com o lançamento no Brasil da 2ª geração. Embora feito sobre a mesma base e usando o mesmo motor 1.6 de 120 cv do antecessor, o novo Duster ganhou refinamento e preço. Tanto que agora sai por R$ 101.490 em sua versão de topo Iconic.
3 - Volkswagen Polo GTS
A atual geração do Volkswagen Polo
começou a ser produzida no Brasil em 2017, como uma opção mais premium e atual aos veteranos Gol e Fox.
Esse posicionamento coloca o modelo da Volkswagen em uma posição curiosa: a sua versão esportiva GTS, que traz um motor 1.4 de 150 cv, é atualmente o hatch compacto mais caro do mercado brasileiro, com preço de tabela de R$ 113.190.
4 - Fiat Doblò Essence
Com o fim da Strada de primeira geração, a van Doblò
passou a ser o modelos mais antigo da Fiat no Brasil. Em produção desde 2001 na fábrica de Betim (MG), teve o visual atualizado pela última vez em 2009.
Mas a antiguidade do projeto não se refletiu em seu preço. Disponível agora apenas na versão Essence de sete lugares, equipada com um motor 1.8 de 132 cv e câmbio manual de cinco marchas, sai por R$ 108.419. Pouco menos do que o valor pedido pela picape Toro, um projeto muito mais atual, que parte de R$ 109.328.
5 - Toyota Corolla GLi
Como dissemos no início do texto, as versões iniciais dos sedãs médios tradicionalmente custavam menos de R$ 100 mil. Mas essa barreira já foi ultrapassada há tempos pelo Toyota Corolla .
Sedã médio que figura no topo do ranking carros nacionais mais vendidos, o Corolla tem na versão GLi a sua opção mais acessível. Está equipada com o motor 2.0 flex de 177 cv e conta sempre com o câmbio automático CVT. Custa R$ 120.790.