A Fiat confirma o fim da picape Strada de 1ª geração. Lançada em 1998, era o único membro da família Palio ainda vivo e o carro mais antigo em produção no mercado brasileiro.
Apesar de ter passado por diversas reestilizações e de ter ganho novos motores em mais de duas décadas de mercado, a Fiat Strada original mantinha a mesma estrutura básica desde o final da década de 90, que não foi aproveitada na segunda geração, projetada sobre a nova plataforma MPP.
Mas a picape leve da marca italiana não era uma exceção no mercado brasileiro. Outras marcas e modelos ainda seguem nas linhas de produção apesar de já terem completados mais de uma década nas concessionárias. Confira a seguir:
1- Suzuki Jimny (1998)
O pequeno 4x4 Suzuki Jimny segue disponível nas concessionárias brasileiras da marca japonesa, convivendo com o seu sucessor, que por aqui recebeu o nome de Jimny Sierra.
Mas apesar do seu visual não parecer cansado e de ser produzido em Catalão (GO) apenas desde 2013, a terceira geração do Jimny é bem antiga e começou a ser feita no Japão em 1998, permanecendo em linha no país asiático até 2018.
2- Fiat Doblò (2000)
A van Fiat Doblò é um daqueles raros casos de carros dos anos 2000 que foram lançados com pouco tempo de diferença para o mercado europeu. Mostrada em 2000 na Europa, ganhou produção nacional na fábrica de Betim (MG) já no ano seguinte.
Você viu?
Mas com o passar dos anos a Doblò acabou sendo esquecida pela marca italiana. A seginda geração foi lançada na Europa em 2010, mas o máximo que tivemos no Brasil, no mesmo ano, foi uma reestilização (que tinha chegado 5 anos antes no mercado europeu). Desde então a van segue em linha sem novas alterações no visual.
3 - Volkswagen Fox (2003)
Em 2003, o Volkswagen Fox surpreendia pela atualidade do projeto, com uma plataforma que era a mesma do Polo lançado um ano antes e uma carroceria que lembrava as minivans, a moda da época. Chegou inclusive a ser exportado para a Europa.
Apesar do mercado ter mudado muito de lá para cá, o Fox continua disponível na linha de veículos novos da marca alemã no mercado brasileiro. Oferecido atualmente apenas com o motor 1.6 de 104 cv, atualmente atrai o público pelo bom custo-benefício.
4- Volkswagen Gol (2008)
Quando foi lançada em 2008, esta terceira geração do Gol (ou 5ª, como prefere a Volkswagen ) representou uma revolução para o modelo, que pela primeira vez abandonava a plataforma herdada do hatch de 1980 por uma nova base que combinava elementos das atuais (na época) PQ24 e PQ25.
Apesar dos vários retoques no visual (interno e externo) e de ainda ser o modelo mais vendido da marca alemã no Brasil, é basicamente o mesmo carro apresentado há mais de 12 anos.
5- Fiat Uno (2010)
Lançado em maio de 2010, o Fiat Uno de segunda geração impressionou o mercado na época com uma reinterpretação do conceito do Fiat Uno original dos anos 1980. Foi o que bastou para se tornar um dos modelos mais vendidos do mercado brasileiro.
Apesar de ter passado uma reestilização em 2017, atualmente é um dos modelos menos vendidos da Fiat no Brasil, sendo superado pelos hatches Argo e Mobi e pelas picapes Strada e Toro. Todos projetos mais atuais.