Um estudo feito pela fabricante de tintas PPG com base nas fichas de produção dos fabricantes de carros aponta que os tons de azul ganharam popularidade ao longo de 2020, com 9% da participação global de cores. Crescimento de 1% em relação a 2019.
De acordo com a PPG, além de ser vista como uma cor reconfortante, que transmite valores como esperança e segurança, a procura pelos carros azuis foi incentivada também pela pandemia do novo coronavísrus, com o consumidor deixando um pouco de lado o fator aceitação no mercado de usados. "A covid-19 fez com que consumidores se concentrassem em seus desejos e prioridades", afirma Misty Yeomans, gerente de estilização de cores da PPG para as Américas.
A Europa é a região com a maior presença dos carros azuis. Com uma participação de 11%, é a quarta cor preferida dos consumidores, depois do branco (26%), cinza (23%) e preto (18%). As vendas de veículos azuis de luxo, de médio porte e subcompactos cresceram 1% em todo o continente no ano passado.
Posicionamento semelhante ao visto na Ásia , onde apesar do crescimento da presença da tonalidade no total de veículos produzidos, o azul (8%) ainda fica atrás de branco (41%), preto (17%) e prata (13%). Na China, a compra de veículos subcompactos azuis aumentou 4% e de carros azuis de médio porte 2%. Na América do Norte , o azul fechou 2020 com 10% da participação e se tornou ainda mais popular em minivans, carros compactos e principalmente nos carros esportivos, atingindo uma participação de 15% neste tipo de veículo.
A América do Sul foi a única região da pesquisa onde a procura pelos carros azuis ainda não emplacou, com uma participação de apenas 2% da preferência do público. No continente, a cor preferida ainda é o branco (36,5%), seguido pelo prata (21%). Mas ambas as tonalidades perderam espaço para cinza (15%) e preto (14%). Dentre as cores "vivas", a mais popular foi o vermelho, com 7%¨de participação e uma procura maior no segmento de veículos compactos e picape.
Para Yeomans, da PPG, a tendência para os próximos anos é de crescimento da participação dos carros azuis , atrelada principalmente à popularização dos veículos elétricos, e também de outros tons vivos e de cores capazes de variar de tonalidade de acordo com a incidência do Sol.