Mini Cooper SE é um dos esportivos europeus que vêm sendo encontrados com frequência pintados de azul
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Mini Cooper SE é um dos esportivos europeus que vêm sendo encontrados com frequência pintados de azul


Um estudo feito pela fabricante de tintas PPG com base nas fichas de produção dos fabricantes de carros aponta que os tons de azul ganharam popularidade ao longo de 2020, com 9% da participação global de cores. Crescimento de 1% em relação a 2019.


De acordo com a PPG, além de ser vista como uma cor reconfortante, que transmite valores como esperança e segurança, a procura pelos carros azuis foi incentivada também pela pandemia do novo coronavísrus, com o consumidor deixando um pouco de lado o fator aceitação no mercado de usados. "A covid-19 fez com que consumidores se concentrassem em seus desejos e prioridades", afirma Misty Yeomans, gerente de estilização de cores da PPG para as Américas.

A Europa é a região com a maior presença dos carros azuis. Com uma participação de 11%, é a quarta cor preferida dos consumidores, depois do branco (26%), cinza (23%) e preto (18%). As vendas de veículos azuis de luxo, de médio porte e subcompactos cresceram 1% em todo o continente no ano passado.

Entre as cores vivas, o vermelho é a mais popular na América do Sul, de acordo com estudo da PPG
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Entre as cores vivas, o vermelho é a mais popular na América do Sul, de acordo com estudo da PPG


Posicionamento semelhante ao visto na Ásia , onde apesar do crescimento da presença da tonalidade no total de veículos produzidos, o azul (8%) ainda fica atrás de branco (41%), preto (17%) e prata (13%). Na China, a compra de veículos subcompactos azuis aumentou 4% e de carros azuis de médio porte 2%. Na América do Norte , o azul fechou 2020 com 10% da participação e se tornou ainda mais popular em minivans, carros compactos e principalmente nos carros esportivos, atingindo uma participação de 15% neste tipo de veículo.

A América do Sul foi a única região da pesquisa onde a procura pelos carros azuis ainda não emplacou, com uma participação de apenas 2% da preferência do público. No continente, a cor preferida ainda é o branco (36,5%), seguido pelo prata (21%). Mas ambas as tonalidades perderam espaço para cinza (15%) e preto (14%). Dentre as cores "vivas", a mais popular foi o vermelho, com 7%¨de participação e uma procura maior no segmento de veículos compactos e picape.

Para Yeomans, da PPG, a tendência para os próximos anos é de crescimento da participação dos carros azuis , atrelada principalmente à popularização dos veículos elétricos, e também de outros tons vivos e de cores capazes de variar de tonalidade de acordo com a incidência do Sol.

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