Equipe por trás do Volvo P1800 Cyan, um cupê dos anos 1960 restaurado para se transformar em um esportivo atual, o time de automobilismo sueco Cyan Racing levou a máquina de 420 cv para enfrentar temperaturas de -20° C nas estradas congeladas do norte da Suécia.
O resultado foi um vídeo impressionante que você confere a seguir. "Todas as propriedades básicas que buscamos atingir [com este projeto] foram amplificadas ao dirigir nas condições de baixa aderência do gelo e da neve", destacou Mattias Evensson, gerente do projeto Volvo P1800 Cyan e chefe de engenharia da Cyan Racing. Para adaptar a máquina ao novo ambiente, uma das poucas modificações foram a instalação de pneus para neve.
O P1800 Cyan surgiu como um P1800 comum produzido em 1964, que foi totalmente desmontado e reconstruindo seguindo novas especificações, com a carroceria modificada para abrigar a bitola mais larga e reforçada com o uso de fibra de carbono e aços de alta resistência.
Espírito renovado
No lugar do 1.8 original de pouco mais de 100 cv, o P1800 Cyan ganhou um motor 2.0 turbo de 420 cv, vindo de um Volvo S60 de corrida, e que foi combinado a um câmbio manual de cinco marchas para tracionar as rodas traseiras. Os conjuntos de direção, freio (com discos nas quatro rodas), e suspensão (ajustável na dianteira e traseira) também são atuais. Mas os toques de atualidade terminam por ai. O Cyan não traz nenhum auxílio eletrônico de condução, além de dispensar o ABS e a servo-assistência dos freios.
No visual externo, chamam a atenção as rodas forjadas de 18" calçadas com pneus Pirelli P Zero. Já por dentro, o Volvo P1800 Cyan recebeu gaiola de proteção e bancos de competição, mas foi mantido o mais próximo possível da configuração original, com relógios analógicos no painel e revestimentos no estilo dos anos 1960.