A startup espanhola Lupa pretende apresentar os seus primeiros carros elétricos de produção apenas em 2023. Mas a empresa baseada em Barcelona já anunciou a construção de uma fábrica no Uruguai, de olho no mercado automotivo da América Latina e principalmente dos países do Mercosul.
A unidade industrial da Lupa , que terá capacidade para produzir 20 mil carros/ano, está prevista para começar a operar em 2024. De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, a escolha do Uruguai para a instalação da sua base na América do Sul se dá por conta das políticas do país para a mobilidade sustentável e da base energêtica 100% concentrada em fontes renováveis, principalmente de hidrelétricas e usinas eólicas.
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Ainda de acordo com startup, a fábrica será neutra em carbono e irá produzir inicialmente o modelo E26 , um hatch compacto pouco menor do que um Chevrolet Onix. O modelo, que teve apenas um protótipo sem mecânica revelado, deverá utilizar um motor de 117 cv e será dotado de baterias de 50 kWh para garantir uma autonomia de até 400 km (ciclo WLTP).
Os planos da empresa incluem ainda o furgão E66 , modelo elétrico com um propulsor de 140 cv e autonomia de cerca de 350 km, e o E137, um SUV elétrico montado sobre o mesmo conjunto motriz do furgão. Ambos ainda com o visual desconhecido.
A Lupa quer se diferenciar de outras fabricantes de veículos elétricos pela possibilidade de comprar os seus carros sem a bateria, permitindo que o comprador adquira um carro novo da empresa mantendo o mesmo pacote de acumuladores de energia do seu automóvel antigo.
Isso faz com que o preço do E26 , que deverá sair por cerca de 17 mil euros (cerca de R$ 112 mil) em sua configuração completa, custe 9,4 mil euros (cerca de R$ 62 mil) sem a bateria.
Como o acumulador veicular tem uma vida útil estimada em 10 anos, o plano da Lupa prevê que esse componente seja reutilizado no PowerHome, um kit de armazenamento doméstico de eletricidade que também aparece no portfólio da empresa.