GMA T.50s Niki Lauda é baseado no McLaren F1, modelo desenvolvido por Gordon Murray nos anos 90
Divulgação
GMA T.50s Niki Lauda é baseado no McLaren F1, modelo desenvolvido por Gordon Murray nos anos 90

O Gordon Murray Automotive , estúdio do renomado designer sul-africano de modelos da Fórmula 1 , acaba de revelar o T.50s Niki Lauda , supercarro homologado para as pistas que faz tributo ao lendário piloto dos anos 70 e 80. Apenas 25 unidades da versão especial do T.50 – avaliadas em R$ 28 milhões no câmbio atual – serão produzidas, com entregas previstas apenas para janeiro de 2023. 

O modelo que homenageia o tricampeão da Fórmula 1 começou a ser desenvolvido em 2020. Na comparação com a versão convencional do T.50, a edição “ Niki Lauda ” é 134 kg mais leve, graças à estrutura em fibra de carbono que totaliza 852 kg. Este é exatamente o peso de um Renault Kwid brasileiro, em um supercarro que pode desenvolver incríveis 725 cv de potência. O desempenho não foi divulgado. E o carro só pode ser usado em pista fechada.

Para se ter mais uma ideia dos recursos utilizados pelo estúdio de Murray para que o T.50s fosse o mais leve possível, cada uma das rodas aro 18 feitas de magnésio pesa apenas 8 kg, com cubos no estilo da Fórmula 1 e bloqueio central. 

Seu motor é um vigoroso 3.9 V12 que pode girar até 12.100 rpm graças à turbina de 400 milímetros que gira um motor elétrico de 48V. Asas traseiras e difusores ajudam na chamada “sustentação negativa” (o famoso downforce , em inglês) para garantir ainda mais estabilidade à criação de Gordon Murray.

Sua transmissão de seis velocidades foi desenvolvida pela X-Trac, com aletas para trocas de marcha atrás do volante. Segundo o próprio Murray, o T.50s Niki Lauda terá uma conexão visceral com o motorista e a pista que nunca foi atingida por outro veículo.

“Imagine que você está na sua pista favorita a bordo de um supercarro com assento central. Atrás de você, o motor V12 ruge com ferocidade. Com tanta potência e recursos que garantem dirigibilidade extrema, será como pilotar um carro de Fórmula 1”, diz Gordon Murray.

Os afortunados que estiverem dispostos a desembolsar quase R$ 30 milhões pelo T.50s terão direito a escolher todos os acabamentos do veículo. Um pacote extra chamado Trackspeed inclui todos os acessórios, ferramentas e recursos necessários para um track-day digno de treino da Fórmula 1.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!