Kombi Playmobil no Rio de Janeiro mostra os áureos tempos das praias cariocas dos anos 60
Divulgação
Kombi Playmobil no Rio de Janeiro mostra os áureos tempos das praias cariocas dos anos 60


A fabricante alemã de brinquedos Playmobil incluiu recentemente em sua linha de miniaturas um Volkswagen Kombi na escala 1:18, que reproduz fielmente as características de um exemplar de 1962 preservado pelo Volkswagen Commercial Vehicles Oldtimer, acervo de veículos comerciais históricos da marca alemã baseado na cidade de Hamburgo (Alemanha).


O Volkswagen Kombi de Playmobil tem 25 cm de comprimento, 11 cm de largura e 13 cm de altura. A carroceria em bege e vermelho da "corujinha" de verdade foi reproduzida fielmente, assim como o bagageiro no teto.

Ao abrir as portas, é possível ver o interior todo funcional e adaptado para camping, com bancos e mesinhas dobráveis e uma série de outros acessórios e objetos decorativos, além de um casal de bonecos.

Você viu?


A miniatura de Playmobil se soma a outra reprodução de uma Kombi, feita pela Lego e que curiosamente é baseada na mesma perua do acervo da Volkswagen. A réplica produzida pela empresa dinamarquesa tem 30 cm de comprimento e 16 cm de altura, além de também trazer o interior todo adaptado para camping e até as cortinas no exemplar original.

Aluguel histórico

Uma das Kombi históricas oferecidas para rodar pela Volkswagen na Alemanha
Reprodução/Volkswagen
Uma das Kombi históricas oferecidas para rodar pela Volkswagen na Alemanha


Apesar de ser uma peça de museu, a Kombi 1962 não fica trancada todo o tempo em uma sala climatizada. O acervo de veículos comerciais históricos da marca alemã — incluindo o exemplar que inspirou as miniaturas — pode ser alugado para exposição estática em eventos, numa lista que inclui também unidades de gerações posteriores da Kombi (ou Transporter, como a perua é conhecida na Alemanha).

A Volkswagen diponibiliza ainda uma frota de Kombi antigas que podem ser alugadas para serem dirigidas. São nada menos que sete exemplares de 1ª geração, incluindo uma picape de cabine dupla, 13 carros da segunda geração (a que foi feita no Brasil até 2013), cinco de terceira geração e até dois exemplares do Transporte T4 dos anos 1990, que por aqui foram vendidos como os nomes Eurovan e Caravelle.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários