Lançado em 2003, o Ford Ecosport foi um dos maiores cases de sucesso da indústria automobilística brasileira nos anos 2000. Sobre a base do compacto Fiesta, a engenharia local da marca americana criou um dos pioneiros do que iria se transformar no hoje popular segmento dos SUVs compactos.


A primeira geração do Ford EcoSport foi produzida apenas na fábrica de Camaçari (BA) entre 2003 e 2012, cuja produção atendia ao mercado brasileiro e de exportação para a América Latina. A partir do lançamento da segunda geração, em agosto de 2012, quando o SUV compacto passou a ser feito sobre a plataforma do Fiesta de 6ª geração, o Eco acabou se tornando um carro mundial.

Apesar de descontinuado em janeiro no mercado brasileiro, com o fechamento das fábricas da Ford por aqui, o EcoSport segue em produção no exterior, em fábricas na Índia, Romênia, Vietnã, que atendem aos mercados asiático, europeu e das Américas. Confira abaixo algumas versões do SUV que nunca foram oferecidas no Brasil.

1 - EcoSport “Pikachu”

Ford EcoSport Special Edition: pintura amarela não poderia faltar na edição feita em alusão ao personagem
Divulgação
Ford EcoSport Special Edition: pintura amarela não poderia faltar na edição feita em alusão ao personagem


Na primeira geração, a Ford chegou a oferecer para o EcoSport 4x4 a opção de cor amarela. Mas seguindo o padrão mais conservador do público brasileiro, a segunda geração do SUV deixou de ter essa opção no catálogo.

Mas isso não aconteceu no Japão, onde o EcoSport chegou a ser vendido na edição limitada Special Edition , que se destacava justamente pela carroceria pintada em um tom bem claro de amarelo. Como o do personagem Pikachu do desenho japonês Pokémon.

2 - EcoSport Shadow

Ford EcoSport Shadow: mais uma série limitada que a marca americana resolveu não oferecer no mercado brasileiro
Divulgação
Ford EcoSport Shadow: mais uma série limitada que a marca americana resolveu não oferecer no mercado brasileiro


Presente nos Chevrolet Midnight e nos Jeep Night Eagle, o visual “all black” não é exatamente uma novidade no mercado, embora a filial brasileira nunca tenha oferecido por aqui este tipo de combinação para o seu SUV compacto.

Você viu?

Mas um EcoSport todo preto foi comercializado no mercado australiano. Com o nome Shadow , além das rodas, o SUV tinha todos os cromados da carroceria trocados por componentes em preto brilhante. Gostaram do resultado?

3 - EcoSport ST-Line

Ford EcoSport ST-Line:  com certo apelo esportivo, versão tem as rodas da Storm que foi vendida no Brasil
Divulgação
Ford EcoSport ST-Line: com certo apelo esportivo, versão tem as rodas da Storm que foi vendida no Brasil


O Ford EcoSport segue disponível na Europa, onde fica posicionado abaixo do Puma, o SUV do Fiesta da geração mais recente. Uma das versões mais interessantes do ponto de vista visual é a ST-Line .

O EcoSport ST-Line se diferencia pelos elementos estéticos inspirados na versão esportiva ST oferecida nos Ford europeus, com o kit aerodinâmico com saias laterais, spoiler na tampa do porta-malas e rodas exclusivas de 17”. O motor é um 1.0 turbo de três cilindros, com 125 ou 140 cv.

4 - EcoSport Active

Ford EcoSport Active: entre os itens exclusivos de outra versão que não veio ao Brasil estão as rodas de aro 17
Divulgação
Ford EcoSport Active: entre os itens exclusivos de outra versão que não veio ao Brasil estão as rodas de aro 17


Lançada em novembro passado no mercado europeu, o EcoSport Active é a variação do SUV compacto voltada para um público que busca um visual mais aventureiro do que no luxuoso Titanium e no esportivo ST-Line.

O visual externo segue o pacote visual da versão Storm 4x4 do finado Eco brasileiro, mas com rodas exclusivas de 17”. Mas sob o capô traz um motor 1.0 turbo de 125 cv, combinado com a tração apenas nas rodas dianteiras.

5 - EcoSport Diesel

Ford EcoSport a diesel: seria um bom rival para o Jeep Renegade a diesel, não? Mas a versão também não veio ao Brasil
Divulgação
Ford EcoSport a diesel: seria um bom rival para o Jeep Renegade a diesel, não? Mas a versão também não veio ao Brasil


Embora a versão 4x4 tenha sido disponibilizada nas duas gerações oferecidas no mercado brasileiro, por aqui nunca tivemos uma opção diesel. Mas ela existe no carro  produzido na Índia.

O motor 1.5 diesel do Ford Ecosport  indiano desenvolve 100 cv e 21,92 kgfm e pode ser combinado apenas à tração dianteira e ao câmbio manual de cinco marchas. Apenas de ser bem mais fraco do que o oferecido no Brasil em concorrentes como o Jeep Renegade (2.0 turbodiesel de 170 cv), o propulsor garante boas médias de consumo de até 21,7 km/l.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!