A Volkswagen confirma que a próxima geração da Amarok fará sua estreia mundial ainda em 2021. A picape está sendo desenvolvida pela Ford na África do Sul, e terá sua base compartilhada com a Ranger . Na América Latina, impasses levaram à ruptura da aliança local entre as fabricantes .
O plano inicial da aliança entre Ford e Volkswagen previu o chamado “Projeto Cyclone”, onde tanto Ranger quanto Amarok seriam produzidas na fábrica da Ford na Argentina. Surgiram até mesmo rumores sobre versões SUV de sete lugares , na categoria do Toyota SW4. Mas segundo o Autoblog , a nova geração da Amarok deverá ser feita apenas na África do Sul, e não mais no país vizinho.
A Ford dará continuidade à produção da nova geração da Ranger na Argentina após um investimento massivo de 580 milhões de dólares na fábrica de General Pacheco – US$ 3,2 bi na cotação atual.
A nova Amarok
Carsten Intra, CEO da divisão de veículos comerciais da Volkswagen , afirma que a Amarok deverá seguir a mesma linha dos últimos lançamentos da fabricante, com mais tecnologia embarcada e desenho esportivo. Diferentemente do que foi reportado no início do projeto, a nova geração da Amarok não será apenas “uma Ranger com o emblema da Volkswagen”. O modelo terá características únicas, garante o executivo.
Você viu?
Pelos esboços publicados pela Volkswagen, nota-se que a Amarok terá muitas semelhanças com a futura picape intermediária Tarok , que foi antecipada durante o Salão do Automóvel do Automóvelde 2018, no São Paulo Expo.
Quando for lançada, a nova geração da Amarok será produzida em vários conjuntos mecânicos diferentes para atender as demandas de todo o mundo. Isso inclui os motores turbodiesel da atual gama da Ranger e o que equipa a esportiva Ranger Raptor, além de uma opção EcoBoost híbrida do tipo plug-in.
Parceria entre Ford e Volkswagen
Em janeiro de 2019, Ford e Volkswagen anunciaram a joint-venture para o desenvolvimento conjunto de veículos e a criação de novas tecnologias. O acordo inicial previu que a Ford teria acesso às plataformas de carros elétricos da marca alemã, enquanto a Volkswagen entregaria o desenvolvimento de seus veículos comerciais à Ford.
Dessa forma, a nova geração da Amarok estava pronta para ser produzida pela Ford em General Pacheco (Argentina), mas desavenças fizeram o projeto ser cancelado. A Ford deu continuidade aos planos de produzir a nova geração da Ranger no país vizinho, mas não há previsão de que a futura Volkswagen Amarok será produzida na região.