Veja como aproveitar a
Divulgação
Veja como aproveitar a "diferença dos 70%" para abastecer com o combustível mais adequado

Ao longo do primeiro trimestre de 2021, a gasolina teve aumento acumulado de 21,75%. No mesmo período, o etanol registrou aumento de 24,57%. Os dados foram obtidos pelo Índice de Preços da TicketLog.

A empresa avalia que abastecer com gasolina é mais vantajoso nas regiões Sul, Norte e Nordeste. Já em alguns estados da região Sudeste, como São Paulo e Minas Gerais, o combustível de cana-de-açúcar passa a ser mais vantajoso. Para a região Centro-Oeste, o etanol é mais vantajoso que a gasolina em Mato Grosso e Goiás.

Gasolina ou etanol?

O conceito da “ diferença de 70% ” é senso comum do brasileiro. Ele aponta que se o valor do etanol for até 70% do preço da gasolina , abastecer com o combustível de cana-de-açúcar seria a melhor escolha. 

De acordo com Raquel Mizoe, diretora de veículos leves da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o consumidor pode confiar na diferença de 70%; entretanto, a eficácia da conta poderá variar muito conforme o carro.

“A clássica diferença dos 70% é confiável, uma vez que os meios de homologação levam em conta a variação permitida na quantidade de etanol que vai na gasolina brasileira”, diz a executiva. “Alguns veículos podem compensar mais na cidade com etanol , outros com gasolina . É algo que alterna bastante, não apenas de carro para carro, mas também entre os motoristas”.

O assunto foi tema de um episódio do iG Carros Podcast , onde selecionamos outras quatro sugestões infalíveis para economizar combustível:


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários