Após apresentar os primeiros teasers no começo deste ano de 2021, a Volkswagen mostrou novas imagens da “ Nova Kombi ”, que na Alemanha recebe o nome de “T” de Type desde os primeiros modelos. No Brasil, onde o modelo também foi fabricado, foi até a segunda geração, ou seja, T2 - levando em consideração a T1 (1957-1975), T1,5 (1976-1996) e a T2 (1997-2013).
Conforme as primeiras imagens divulgadas do interior da T7 (na Alemanha ainda permanece em produção na sexta geração), na verdade um esboço, tudo indica que a sétima geração da minivan terá bancos separados, tal como na T2 que conhecemos.
Já na parte traseira, informações que andam circulando nos bastidores, relatam que o veículo terá cinco assentos individuais removíveis, e segunda fileira giratória (180º) para ficar de frente à terceira ala, um sistema que teve origem no modelo T3 .
Este interessante recurso permite, por exemplo, durante uma parada, poder verificar as crianças ou pegar algo na caixa térmica. Outra engenhoca, e que faz total sentido em um veículo familiar como esse, é a mesa multifuncional que está situada na parte de trás como se fosse um console entre os assentos.
Outra grande novidade da “Bulli” - apelido carinhoso que os europeus deram ao utilitário - é o sistema shift-by-wire que vai atuar em conjunto com a transmissão de dupla embreagem DSG de 7 marchas , com tração integral.
Também terá freio de mão eletrônico que pode ser ativado automaticamente ou com o apertar de um botão. “Tiramos a alavanca de câmbio do centro, liberando o espaço no meio, e, com isso, o motorista ou passageiro pode passar para a parte traseira, sem problemas”, disse o chefe de design de Veículos Comerciais da Volkswagen, Albert Kirzinger.
A “nova Kombi” será feita na plataforma atualizada MQB , a mesma do Golf VIII, e espera-se esta nova geração seja equipada com tração dianteira e integral e motores diesel e gasolina, podendo ter sistema híbrido-leve, visando na redução no emissões de poluentes e consumo de combustível. Outra possibilidade que anda rondando pela imprensa especializada é uma variante híbrida plug-in.
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Seja qual for os planos e interesses de versões que a Volkswagen pretende lançar, o fato é que o modelo totalmente renovado deve estrear no mercado europeu ainda em 2021.
Kombi no Brasil
Um simples desenho em um guardanapo feito pelo holandês Ben Pon deu origem a um dos veículos mais queridos no mundo todo: Kombi . O nome veio do termo em alemão Kombinationsfahrzeug, ‘veículo combinado’ ou ‘veículo multiuso’.
Surgiu na Alemanha 1950 e três anos depois chegou ao Brasil em regime CKD (quando o carro é enviado desmontado), montada pelo grupo Brasmotor passando a ser fabricada no país a partir de 1957.
Desde então, ganhou diversas variações de carroceria e versões, mas sempre com o mesmo desenho e receita básica que fez dela a van mais popular. Embora robusta e confiável, a idade do projeto e o alto investimento para a instalação dos freios ABS e airbag , obrigatório para os veículos produzidos a partir de 2014, a impediram de ser fabricada no Brasil por mais tempo.