Ainda no final de 2020, a Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores) emitiu uma nota alertando sobre o risco de desabastecimento nas fábricas brasileiras . Muitas fabricantes chegaram a paralisar suas linhas de montagem por conta da falta de componentes e da ascensão da segunda onda do novo coronavírus .
Pela falta de veículos novos nas concessionárias e a longa fila de espera, muitos clientes preferem trocar o modelo atual por outro seminovo . Dessa forma, cria-se um desequilíbrio no mercado, onde carros seminovos acabam ficando mais caros que modelos novos.
Um bom exemplo disso está no segmento das picapes, que chegaram a ter 30% de valorização entre janeiro de 2020 e maio de 2021. Se você adquiriu um modelo da categoria durante este período, o mês de junho pode render ótimos investimentos. Este é o assunto do iG Carros Podcast da semana:
A campeã de valorização foi a Ford Ranger XLS 2.2 Turbodiesel de cabine dupla, que teve elevação de 32,8% no preço. Em janeiro de 2020, ela poderia ser comprada por R$ 125 mil. Hoje, a mesma picape vale R$ 166 mil. Dos 56 modelos analisados, apenas um perdeu valor na comparação com a cotação do ano passado. Confira a tabela de valorização abaixo:
Picape | Janeiro/2020 | Maio/2021 | Variação |
Ford Ranger XLS | R$ 125.334 | R$ 166.439 | 32,8% |
Toyota Hilux SRV | R$ 116.120 | R$ 152.469 | 31,3% |
Toyota Hilux CD | R$ 126.143 | R$ 163.911 | 29,9% |
Toyota Hilux SR | R$ 145.074 | R$ 188.012 | 29,6% |
Ford Ranger XL T | R$ 143.550 | R$ 184.133 | 28,2% |
VW Amarok Extreme | R$ 183.751 | R$ 229.909 | 25,1% |
Toyota Hilux SW4 SRX | R$ 234.087 | R$ 292.240 | 24,8% |
VW Amarok Highline | R$ 173.683 | R$ 216.796 | 24,8% |
Toyota Hilux CS | R$ 116.276 | R$ 144.700 | 24,4% |
Chevrolet S10 LT | R$ 103.939 | R$ 129.028 | 24,1% |