A fabricante de veículo comerciais e elétricos, a inglesa LEVC (A London Electric Vehicle Company) anunciou que vai produzir em breve o seu conceito “e-Camper”, um motorhome que utiliza a mesma base da van de carga VN5 de longo alcance que já está em produção. No entanto, a empresa não revelou com exatidão a data em que o primeiro motorhome elétrico virá ao mundo.
De acordo com a LEVC , o veículo terá uma autonomia de 490 km com a ajuda do motor a gasolina que funciona como gerador e mais de 96 km com um alcance elétrico puro. O sistema é idêntico ao usado em outros veículos híbridos do tipo plug-in (PHEV) como no Chevrolet Volt.
A versão da LEVC para uma van de camping de estilo europeu, antes representada na Europa pelo Volkswagen Westfalia e seus descendentes, a VN5 e-Camper conta com a parceria da especialista em veículos de camping Wellhouse Leisure , e será produzida até o final de 2021.
O e-Camper oferece acomodações para quatro pessoas, além de cozinha compacta, mesa central dobrável e teto basculante e um quarto de casal. A segunda fileira de bancos ainda dobra se transformando uma cama de casal, ou seja, mais quarto adicional de casal.
Você viu?
“O mercado de campervan está crescendo rapidamente e, apesar desses veículos serem usados para aventuras costeiras e rurais, que geralmente incluem parques nacionais e áreas protegidas, eles ainda são movidos por motores a gasolina ou diesel”, disse Joerg Hofmann, CEO da LEVC .
"Este é um grande conflito; podemos ver uma mudança nas atitudes do consumidor, com a demanda por soluções de mobilidade mais verdes para ajudar a proteger e melhorar a qualidade do ar.
Nosso novo e-Camper elétrico e com capacidade de emissão zero oferece a solução perfeita e está bem equipado com recursos de alta qualidade que podem ser personalizados para atender a uma variedade de requisitos do cliente. "
Claro, o VN5 não é um modelo elétrico puro, então ele ainda tem um motor extensor de alcance semelhante ao Chevy Volt , mas é mais realista nesta década do que uma van elétrica, movida a bateria , que precisaria de outra gigante para ser semi-utilizável, dada à disponibilidade de estações de carregamento em áreas de acampamento no momento.
Embora a van de carga VN5 não seja barata no Reino Unido e na Europa, com um preço inicial de 46.500 libras esterlinas, ou R$ 328.000, em conversão direta, o modelo "campista" poderá custar mais do que o equivalente a R$ 380.000 no mercado europeu.