É comum com a chegada do inverno, veículos apresentarem dificuldade na hora de dar a partida, principalmente os motores a diesel como são os casos dos comerciais leves.
Em regiões sulistas como por exemplo a cidade catarinense de Bom Jardim da Serra (SC), onde o recorde de temperatura foi de -8,6º C , ocorrida no final de julho, para muitos trabalhadores tirarem seus veículos da garagem é uma árdua tarefa.
Você viu?
Para ajudar nessa missão e ainda de quebra contribuir para um aumento na vida útil da bateria destes veículos, as velas aquecedoras são a melhor dica para o uso em época de frio intenso. Segundo a fabricante Magneti Marelli , este tipo de vela atua no pré e no pós-aquecimento da câmara de combustão para evitar falhas na partida.
Isso garante que o ar admitido seja comprimido e aquecido a uma temperatura de até 900°C , proporcionando as condições ideais para que se inicie a combustão. Ou seja, quanto mais rápido a câmara de combustão é aquecida, menor será o tempo de partida do motor.
Após a partida do motor, as velas se mantêm acionadas por um determinado período para evitar eventuais falhas enquanto o propulsor não atinge a temperatura ideal de operação. Esse tempo varia de acordo com a motorização do veículo.
Além disso, as velas aquecedoras também prolongam a vida útil da bateria e do motor de partida , além de contribuírem com a redução do nível de emissão de poluentes.