Os esportivos da saga 'fora-de-série' da Puma já são raros no Brasil, agora imagine um nos EUA. Em terreno onde a presença de carros grandes e musculosos e SUVs com motores gigantescos são comuns, ver um modelo ‘Made in Brasil’ por lá é quase uma heresia.
Apesar disso, há muitos americanos que apreciam a exclusividade e o nosso Puma que foi importado para lá é um bom exemplo disso. Não há informações de quando o modelo foi importado, mas de acordo com o site americano Auto Evolution, a versão GT em específico está anunciada através da loja Cool Cars For Sale em Pompano Beach, Flórida, por US$ 20.500 (sem impostos ou taxas), ou o equivalente a R$ 107.000, em conversão direta.
O que se sabe é que na época, o esportivo nacional foi impedido de ser vendido no mercado norte-americano nos anos em que foram fabricados por conta das novas emissões e regulamentações de segurança impostas pelo governo dos Estados Unidos. Assim, foi proibida a importação dos esportivos da Puma GT naquela época.
Consultamos alguns por aqui e exemplares da mesma unidade sai por, em média, R$ 45.000 em ótimas condições, naturalmente e mesmo assim são muito raros. Com sede em Botucatu (SP) o Puma começou como um projeto de paixão de um imigrante italiano no Brasil com o nome de Rino Malzoni no início dos anos 1960.
Você viu?
A maioria dos Puma GTs foram equipados com motores Volkswagen de 1600 cc que funcionam com câmbio manual, de 4 marchas, que fizeram muito sucesso por aqui em meados dos anos 1960 e 1980 em época que a importação ainda era proibida.
No anúncio da loja, não há muitos detalhes a respeito da manutenção que foi feita ou a quilometragem, ainda que seja difícil precisar a informação oficial. No entanto, o modelo parece estar bem preservado e original .
Essa e outras raridades como uma VW Kombi 1995 com pintura sai e blusa (azul e branca), também exportada do Brasil, podem ser vistas no site www.coolcarsforsale.net.