Motorhome Stella Vita conta com dois painéis solares extras para garantir a alimentação de todos os recursos disponíveis.
Divulgação
Motorhome Stella Vita conta com dois painéis solares extras para garantir a alimentação de todos os recursos disponíveis.

O veículo elétrico já é uma realidade, ainda que poucos possam pagar quantias um tanto quanto inacessíveis, mas com o avanço da tecnologia dos ‘EVs’ (Electric Vehicles) pelo mundo, quem sabe um dia eles não se popularizam e possamos enxergá-los de outra maneira.

Enquanto isso, os motorhomes estão em constante avanço com os mais diversos formas de energia alternativa ao dos combustíveis fósseis e vegetais. Um exemplo disso são os alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda que estão imaginando como isso poderia ser.

Para isso, 22 alunos da equipe Solar Team Eindhoven projetou e desenvolveu o primeiro motorhome movido a energia solar do mundo , o Stella Vita , que é alimentado por painéis solares instalados no teto do veículo.

Segundo os estudantes, esses painéis solares propiciam uma autonomia de até 730 km , isso sem contar com a alimentação das demais funções comodidades do motorhome como, por exemplo, a cafeteira e a TV enquanto carrega ao mesmo tempo o laptop e toma um banho. Além disso, o Stella Vita possui um teto escamoteável maximizando o espaço interno.

Como qualquer motorhome, há espaço muito bem aproveitando para um casal poder desfrutar de uma cozinha, uma ampla cama, banheiro, entre outros itens, ainda que o veículo tenha dimensões mais modestas frente a outros ‘trailers convencionais’.

O design não foi obra do acaso e foi pensando para conter o arrasto aerodinâmico , por isso a forma de ‘gota’, assim como todo o teto coberto de placas solares.

Para garantir que o veículo ou as suas funcionalidades não fique sem energia, os estudantes instalaram painéis solares extras que se estendem pelas laterais, quando o telhado central é levantado. Não há detalhes sobre a bateria ou sistema de propulsão que alimenta o Stella Vita.

Os EVs darão aos designers mais liberdade para imaginar novas maneiras de se locomover, e um trailer movido a energia solar não parece impossível no futuro ao que temos acompanhando de inúmeros projetos e conceitos em andamento pelo mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!